Curso de Direito do CESUC visita o STF em Brasília

EM BRASÍLIA, ALUNOS DO DIREITO VIVENCIAM A PRÁTICA JURÍDICA NO STF E A “TENSÃO” SOCIAL BRASILEIRA

No último dia 09/05/2017 (terça-feira), cerca de 80 alunos do Curso de Direito do CESUC participaram de uma visita orientada ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF). O evento foi organizado e acompanhado pelo professor Rodrigo Diniz Cury, coordenador do Curso. Os professores Douglas Medeiros dos Santos e José Gabriel dos Reis também acompanharam a visita.

No STF, os alunos acompanharam sessões de julgamento nas duas Turmas daquele Tribunal. Na Primeira Turma do STF, os alunos assistiram o início do julgamento da Ação Penal (AP) nº. 863, na qual o Ministério Público Federal (MPF) acusa o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) da prática do crime de lavagem de dinheiro. Na oportunidade, houve a manifestação do relator, ministro Edson Fachin, e as sustentações orais do MPF e do advogado de defesa, Antonio Carlos de Almeida Castro, o “Kakay”.

Durante o intervalo da sessão, alguns alunos aproveitaram para se interagir com “famosos” ali presentes. “Kakay” conversou e se deixou fotografar com alguns alunos e professores. O mesmo aconteceu com o jornalista Heraldo Pereira, da Rede Globo. 

Já na Segunda Turma, entre outros processos, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar um julgamento de extradição (EXT nº. 1.476), movido pela República Portuguesa. Esse julgamento foi importante porque, por sugestão do relator, ministro Celso de Mello, a Turma decidiu que os relatores de processos de extradição poderão agora julgar individualmente a questão, sempre que o próprio extraditando manifestar expressamente, de modo assistido, livre e voluntário, a concordância com o pedido de extradição.

Após a visita ao STF, na Praça dos Três Poderes, os alunos vivenciaram também a “tensão” social atualmente vivida no Brasil. Diferentes grupos de manifestantes estavam ali reunidos para protestar tanto contra recentes decisões do STF no âmbito da chamada “Operação Lava Jato”, quanto acerca de temas como as reformas previdenciária e trabalhista.

Antes de retornar a Catalão, os alunos passaram por pontos turísticos de Brasília e ainda desfrutaram de um “happy hour” em um centro comercial às margens do Lago Paranoá.

 

 

 

 
Desenvolvido por Portal Catalão Internet Service LtdaDesenvolvido por Portal Catalão Internet Service Ltda Desenvolvido por Portal Catalão Internet Service Ltda