Dúvidas sobre a integração

Cesuc agora é Una

Por que a Ânima adquiriu o CESUC? 

Ou Por que a Una é a nova gestora do CESUC? 

Ou Qual o objetivo da Una (ou da Ânima) com esta união? 

Ou Por que a Ânima optou por essa transação? 

Esta união representa o fortalecimento da Una em Goiás, que já tem presença no estado com três unidades, sendo uma em Catalão, Jataí e Itumbiara. É mais um passo no plano de expansão da instituição por meio da realização de parcerias ou aquisições estratégicas, impactando positivamente as regiões em que atuamos e reforçando nosso compromisso de oferecer a educação de qualidade que já promovemos para um número ainda maior de pessoas para que possam transformar suas vidas. 

  

A marca ou o nome da instituição vai mudar? 

Ou O grupo já tem uma marca forte nesta região da aquisição. Haverá mudança de nome?  

Sim. O nome da Instituição CESUC agora é Una. 

 A união com o CESUC reforça a estratégia da Una (e da Ânima) de garantir acesso à educação de qualidade para mais estudantes, especificamente neste caso no estado de Goiás. Com essa parceria, a Una, que possui mais de 20 unidades espalhadas por Minas Gerais e Goiás, amplia sua presença na região, consolida sua atuação e oferece mais oportunidade de interações e ricas experiências para seus alunos, professores e colaboradores.  

Vale lembrar que a Una atua no ensino superior há mais de 55 anos. Está presente em diversas regiões do Estado de Minas Gerais e também em três cidades de Goiás: Catalão, Itumbiara e Jataí. Figura pelo 8º ano consecutivo, o Melhor Centro Universitário privado de Belo Horizonte, de acordo com a avaliação do IGC (Índice Geral de Cursos), divulgado pelo Ministério da Educação (INEP/MEC) – o principal indicador nacional de qualidade do ensino superior no Brasil. A Una conta com mais de 50 cursos de graduação, entre bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica, sendo que diversos são ranqueados no Guia do Estudante da Editora Abril (com 110 estrelas na edição 2017 do Guia) e no Ranking Universitário Folha de São Paulo – RUF. O Programa de Pós-Graduação oferece mais de 60 cursos de especialização e dois programas de mestrado nas áreas de Administração e Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

 

Quem fica como responsável pela gestão da instituição? 

A gestão do CESUC ficará a cargo da Una a partir de agosto de 2018, permanecendo o diretor Paulo Antônio Lima junto à diretoria da instituição. 

 

Haverá desligamento de professores e colaboradores em virtude desta união?  

A gestão da Ânima Educação, grupo do qual a Una é integrante, preza por times altamente qualificados, capacitados e com uma estratégia de atuação focada em resultados acadêmicos e financeiros. Neste sentido, prezamos por estas características para análise do tema.  

 

O projeto pedagógico e educacional da instituição recém-adquirida será mantido? Como será este processo?  

A Ânima Educação sempre atua de forma integrada com as instituições do grupo, como a Una, trocando experiências e boas práticas para que todos ganhem mutuamente. Neste sentido, o projeto educacional do CESUC poderá contar com benchmarking de todas as instituições do grupo, que têm diferenciais que contribuirão para que o CESUC eleve ainda mais a sua qualidade de ensino no médio e longo prazo. 

Hoje, a Ânima conta com marcas fortes no mercado mineiro (além da Una, há o UniBH), que oferece um curso de Medicina com conceito 4 no ENADE. Outro exemplo é o curso de Direito da Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, que está entre os que mais aprovam alunos nos exames da Ordem dos Advogados. Em Santa Catarina, a UniSociesc se destaca entre as cinco melhores faculdades de Engenharia do Brasil, sendo o curso de Engenharia Elétrica o melhor do estado. Além disso, contamos com a expertise da HSM Educação Executiva, uma das maiores escolas de negócio do país, que atua em conjunto com os projetos das universidades, oferecendo consultoria, estrutura e competência. Recentemente, nos associamos também ao Le Cordon Bleu, referência mundial nos cursos de Gastronomia, Hospitalidade e Gestão, o que nos possibilitará levar essa qualidade também para Catalão e região.  

 

O que a Una (e a Ânima Educação) vão agregar ao CESUC? 

Ou Quais os benefícios que os estudantes da instituição passarão a ter a partir desta união? 

Ou Novos cursos poderão surgir no CESUC a partir da união com a Una? 

Toda a comunidade do CESUC passará a ter acesso a uma série de instrumentos e plataformas de aprendizado disponibilizadas pela Una a seus estudantes. Entre elas estão o Ânima Lab (centros de inovação voltados à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo); Ânima Nest (programa de pré-aceleração de startups); espaços maker e laboratórios temáticos em inúmeros segmentos; International Office (área com oportunidades diversas voltadas à internacionalização); bibliotecas digitais com 15 mil títulos para acessar on-line de onde quiser; ferramentas de estudo, como a plataforma de conteúdos de gestão e negócios HSM Experience; diversos eventos acadêmicos; além das aberturas para interações com estudantes e professores das mais de 20 unidades da Una distribuídas pelos estados de Minas Gerais e Goiás. 

Vale lembrar que a Una atua no ensino superior há mais de 55 anos. Está presente em diversas regiões de Minas Gerais e também em três cidades de Goiás: Catalão, Itumbiara e Jataí. Figura pelo 8º ano consecutivo o Melhor Centro Universitário privado de Belo Horizonte, de acordo com a avaliação do IGC (Índice Geral de Cursos), divulgado pelo Ministério da Educação (INEP/MEC)– o principal indicador nacional de qualidade do ensino superior no Brasil. A Una conta com mais de 50 cursos de graduação, entre bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica, sendo que diversos são ranqueados no Guia do Estudante da Editora Abril (com 110 estrelas na edição 2017 do Guia) e no Ranking Universitário Folha de São Paulo – RUF. O Programa de Pós-Graduação oferece mais de 60 cursos de especialização e dois programas de mestrado nas áreas de Administração e Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

 

O que muda para colaboradores, docentes e alunos neste momento?  

A rotina segue normalmente, porém a partir de agora se intensificam a troca de melhores práticas e abertura para novas possibilidades para todos, tanto do CESUC quanto da Una. As novas perspectivas incluem desde um maior potencial de investimento para a criação de novos cursos, laboratórios e ambientes inovadores de aprendizagem, até a troca de experiências e práticas em diversas áreas, tudo isso para ajudar a elevar ainda mais o patamar do ensino superior no estado de Goiás. 

 

Minha rotina acadêmica e/ou financeira (seja eu um aluno CESUC ou um aluno Una) irá mudar?   

Ou Sou estudante veterano. O valor da mensalidade será alterado?  

Ou Sou estudante veterano. Minha grade será alterada com o curso em andamento? Terei alguma perda neste sentido?  

A vida acadêmica e/ou financeira do aluno (seja CESUC ou seja Una) continua da mesma forma, sem alterações.  

 

Os recursos de Financiamento Estudantil disponíveis pela Una também poderão ser usados por estudantes CESUC? 

A expectativa, a curto prazo, é que estas opções de financiamento estudantil ou incentivos ao acesso oferecidas pela Una também estejam disponíveis para os estudantes CESUC. Quando ocorrem, estas novidades e informações serão compartilhadas por meio de comunicados específicos.  

 

Sou um candidato. Tenho interesse em estudar no CESUC? O que devo fazer?  

Como agora o CESUC é Una, todo o processo seletivo para a cidade de Catalão se dará através do site da Una, conforme o curso que você preferir. Há cursos que são ofertados na unidade Una do bairro Santo Antônio e outros na Una do bairro Santa Cruz. 

 

Vou formar agora, qual Instituição estará no meu diploma? 

A Una está com processo no MEC para a mudança da mantenedora. Assim que o MEC confirmar a mudança, o diploma sairá com o nome da Instituição Una. No entanto, até o momento será impresso com a Instituição CESUC. 

 

 

O meu portal acadêmico irá mudar? Ou 

Meu acesso ao portal acadêmico irá mudar? 

Se você é veterano, seu portal acadêmico irá mudar a partir de maio. No entanto, se você é calouro, seu portal continua o mesmo.  

 
Desenvolvido por Portal Catalão Internet Service LtdaDesenvolvido por Portal Catalão Internet Service LtdaDesenvolvido por Portal Catalão Internet Service Ltda Desenvolvido por Portal Catalão Internet Service Ltda