Engenharia Civil

 

O CURSO

O engenheiro civil é o profissional responsável pelo planejamento, projeto, construção e manutenção de obras civis, entre as quais pode-se citar a construção de edificações, de pontes, de passarelas e viadutos, de portos e aeroportos, de rodovias, de barragens e dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. É um profissional treinado para solucionar problemas e para encontrar soluções que proporcionem bem-estar, segurança, funcionalidade e economia para a sociedade. Os cursos de engenharia civil fornecem, ainda, um forte embasamento físico-lógico-matemático ao profissional, ajudando, assim, a atuar com desenvoltura em vários setores da atividade humana, além daqueles que compõem seu núcleo comum de estudos.

O Profissional

O profissional de Engenharia Civil, além de gerenciar canteiros de obras, o engenheiro civil é solicitado a desenvolver atividades no escritório, elaborando orçamentos e planejamentos e desenvolvendo projetos. Essa tendência contínua tem encorajado mais estudantes a considerar a engenharia civil como uma opção séria de carreira, o que tem aumentado significativamente a procura por faculdades de engenharia civil.

Mercado de Trabalho

O mercado de engenharia está vivendo um excelente momento. A demanda por profissionais é expressiva, bem maior que a oferta, pois, em consequência da pouca procura na fase anterior, há escassez de profissionais no mercado de trabalho.

É importante ressaltar que a globalização propiciou uma maior exigência de profissionais que tenham competências e habilidades para atuar nos diversos postos de trabalho. Neste contexto, a Faculdade CESUC propõe um curso, que possa se destacar não somente em sua área específica, mas também, buscando ampliar a formação do futuro engenheiro na função de empreendedor e gerente.

De uma forma ainda mais específica, o Curso de Engenharia Civil da Faculdade CESUC procura oferecer ao egresso uma formação profissional, nas seguintes áreas, a saber:

  1. Construção civil;
  2. Estruturas;
  3. Geotecnia;
  4. Hidráulica e Saneamento;
  5. Transportes.

 

VALOR DA MENSALIDADE: R$ 895,00

INFORMAÇÕES GERAIS:

Duração: 5 anos / 10 semestres

Turno: noturno

Modalidade: Bacharelado

Carga Horária: 3.600 horas

Ato Legal: Curso autorizado pela Portaria SERES/MEC N.º 674 de 11/11/2014

Coordenador: Prof. Eng. Transvaldo Jeronimo da Silva

E-mail: eng.civil@cesuc.br

Currículo Acadêmico:

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS (1984) e Especialização Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas - FACH. Atua na área acadêmica na Faculdade Cesuc desde 1985 ocupando os cargos de diretoria, coordenações, docente e atualmente Coordenador e Diretor de Patrimônio da Instituição.

Atuação Profissional: Engenharia Civil com experiência há mais de 30 anos.

 

MATRIZ CURRICULAR:

1° período

CH

Comunicação e Expressão

60

Cálculo 1

60

Física 1

60

Sociologia e Antropologia

60

Introdução à Engenharia Civil

60

TOTAL

300

2° período

CH

Algoritmos e Programação

60

Desenho Aplicado 1

60

Cálculo 2

60

Probabilidade e Estatística

60

Física 2

60

TOTAL

300

3° período

CH

Química Aplicada

60

Geometria Analítica e Álgebra Linear

60

Cálculo 3

60

Desenho Aplicado 2

60

Metodologia Científica

60

TOTAL

300

4° período

CH

Fenômenos de Transporte

60

Eletricidade e Eletromagnetismo

60

Métodos Numéricos

60

Topografia e Geodésia 1

60

Ciências do Ambiente

60

TOTAL

300

5° período

CH

Topografia e Geodésia 2

60

Hidráulica

60

Resistência dos Materiais 1

60

Arquitetura e Urbanismo

60

Economia e Gestão

60

TOTAL

300

6° período

CH

Resistência dos Materiais 2

60

Engenharia Econômica

60

Teoria das Estruturas 1

60

Saneamento Básico

60

Materiais de Construção Civil 1

60

TOTAL

300

7° período

CH

Materiais de Construção Civil 2

60

Teoria das Estruturas 2

60

Eletricidade e Instalações Elétricas

60

Geotecnia 1

60

Estruturas de Concreto Armado 1

60

TOTAL

300

8° período

CH

Geotecnia 2

60

Estruturas de Concreto Armado 2

60

Terraplanagem e Pavimentação

60

Ergonomia e Segurança do Trabalho

60

Projeto de pesquisa

60

Estágio Supervisionado 1***

120

TOTAL

420

9° período

CH

Ética e Legislação Profissional

60

Projetos Estruturais

60

Planejamento e Controle de Obras

60

Construção de Edifícios

60

Estradas e Transportes 1

60

Estágio Supervisionado 2***

120

TOTAL

420

10° período

CH

Estabilidade das Construções

60

Construção de Pontes e Barragens

60

Estradas e Transportes 2

60

Instalações Hidráulicas e Prediais

60

TOTAL

240

Estágio Supervisionado***

240

Atividades complementares*

180

Trabalho de Curso**

240

TOTAL CARGA HORÁRIA DO CURSO

3600

Disciplina Optativa: Libras*

60

*ao longo do curso                             **2 últimos períodos do curso                           ***extra classe

 

EMENTAS:

1º Período

Comunicação e Expressão

Processos de Comunicação. Funções do Texto. Análise de texto em seus aspectos semânticos, estrutural e formal. Produção de textos dissertativos e argumentativos. Fundamentos gramaticais do texto escrito. Figuras de linguagem. Coerência e Coesão. Fundamentos teóricos das atividades de leitura e produção de textos. Concepção de linguagem como construção de identidade e como espaço de intervenção social. Leitura motivada e produção de texto oral e escrito: ler, interpretar e produzir.   

Cálculo 1

Limite e continuidade. Derivada de uma função e cálculo de derivadas. Aplicação de derivadas. Integrais indefinidas. Integrais definidas. Aplicações da integração.

Física 1

Espaço, tempo e matéria na Mecânica. Cinemática unidimensional em formulação geral. Cinemática bidimensional em formulação vetorial e via equações paramétricas para o movimento. Movimento relativo em referenciais inerciais. As Leis de Newton da Dinâmica em formulação para forças constantes e variáveis no espaço e no tempo. Trabalho de uma força. Relação entre trabalho e Energia Cinética (o Teorema do Trabalho).

Sociologia e Antropologia

O contexto histórico do surgimento da Sociologia e a formação das diferentes teorias explicativas da sociedade. Caracterização da sociedade capitalista. Análise de processos, da organização e da gestão do trabalho. Exame das relações entre o Estado e as diferentes organizações. Análise as mudanças tecnológicas, organizacionais e suas implicações no surgimento de atores coletivos, movimentos sociais, políticas públicas e na vida cotidiana. Relações Étnico-raciais e a cultura afro-brasileira e indígena.

Introdução à Engenharia Civil

Apresentação da Engenharia Civil. O que é Engenharia. História da Engenharia. Processos de estudo e pesquisa na graduação e na engenharia. O Engenheiro Civil e suas áreas de atuação. A atuação do profissional na sociedade. O perfil generalista do Engenheiro Civil. O Engenheiro Empreendedor. A construção civil e a produtividade da mão de obra. Engenharia e Legislação. O sistema CONFEA/CREAS/MÚTUA. Regulamentação do exercício profissional.

 

2º. Período

Algoritmos e Programação

Lógica de programação. Constantes. Tipos de dados primitivos. Variáveis. Atribuição. Expressões aritméticas, relacionais e lógicas. Estruturas de controle: sequencial, de decisão e  de repetição. Comandos de entrada e saída. Estruturas de dados homogêneas: vetores (arrays) e matrizes. Estruturas de dados heterogêneas: registros. Modularidade. Recursividade. Desenvolvimento de algoritmos. Transcrição de algoritmos para uma linguagem de programação de alto nível. Sintaxe e semântica de uma linguagem de programação de alto nível. Estilo de codificação. Ambiente de desenvolvimento de programas. Desenvolvimento de programas de computador em linguagem de programação de alto nível.

Prática no laboratório: Implementação de algoritmos através da programação em ambiente de desenvolvimento de programas.

Desenho Aplicado 1

Desenho técnico projetivo. Introdução ao desenho arquitetônico. Introdução ao desenho topográfico.

Cálculo 2

Funções de várias variáveis reais. Limite e continuidade. Funções diferenciáveis. Derivadas parciais e direcionais. Fórmula de Taylor. Máximos e mínimos. Integrais duplas e triplas. Mudanças de coordenadas. Aplicações da Integral.

Probabilidade e Estatística

Conceitos básicos de probabilidade e dos elementos fundamentais pertinentes à estatística: análise exploratória de dados, variáveis aleatória, modelos probabilísticos discretos, modelos probabilísticos contínuos, amostragem, distribuições amostrais, intervalos de confiança, teste de hipótese paramétricos e não paramétricos análise de regressão e análise da variância.

Física 2

Estática dos Pontos Materiais, Corpos Rígidos: Sistemas Equivalentes de Forças, Equilíbrio dos Corpos Rígidos, Forças Distribuídas: Centroides e Baricentros, Análise de Estruturas, Forças em Vigas e Cabos, Atrito, Forças Distribuídas: Momentos de Inércia. Dinâmica do Ponto Material: Segunda lei de Newton, Dinâmica do Ponto Material: Métodos da Energia e da Quantidade de Movimento, Sistemas de Pontos Materiais, Cinemática dos Corpos Rígidos, Movimento Plano de Corpos Rígidos: Forças e Acelerações.

 

3º. Período

Química Aplicada

Matéria e energia. Elementos, compostos e misturas. Estrutura atômica. Ligações químicas. Lei das Transformações Químicas. A microestrutura da matéria (teoria e modelos). As subcamadas ou subníveis de energia. Tabela Periódica. Propriedades Periódicas. Determinação do n° de oxidação (nox). Balanceamento de equações. Eletroquímica: pilha. Estequiometria. Tipos de reações industriais (impurezas, reagentes em excesso, conversão, seletividade, rendimento). Mol e massas molares. Soluções (modos de expressar a concentração de uma solução, Soluções e eletrólitos). Classificação das reações (Reações de redox, Reações ácido/base, Reações de precipitação). Equilíbrio químico. Equilíbrio ácido-base. Reações de oxi-redução.

Prática no laboratório: experimentos químicos.

Geometria Analítica e Álgebra Linear

Matrizes. Sistema de equações lineares. Determinantes e matriz inversa. Vetores no Plano e no Espaço. Espaços vetoriais. Autovalores e Autovetores de Matrizes. Transformações lineares. Diagonalização de operadores.

Cálculo 3

Sequências e Séries; Equações diferenciais de primeira ordem: equações separáveis, lineares e exatas; Equações diferenciais de segunda ordem: equações homogêneas com coeficientes constantes; Equações homogêneas e não-homogêneas; Equações diferenciais parciais: separação de variáveis; Sistemas de equações diferenciais lineares: sistemas lineares homogêneos com coeficientes constantes; Sistemas lineares homogêneos e não-homogêneos; o método das séries de potências; Soluções em série em torno de pontos ordinários, em torno de pontos singulares regulares; Aplicações das equações diferenciais em sistemas elétricos e mecânicos; Transformada de Laplace: definição e propriedades básicas, exemplos; Relação com derivada e integral.

Desenho Aplicado 2

Desenho arquitetônico e seus elementos complementares.

Metodologia Científica

Prática de leitura e produção de gêneros técnicos e acadêmicos, com ênfase nos aspectos da organização dos textos. Procedimentos para a realização de um trabalho científico. Pesquisa Científica e Pesquisa Tecnológica. Projetos de Engenharia. Estrutura de um artigo científico. Normas ABNT.

 

4º. Período

Fenômenos de Transporte

Hidrostática: equação fundamental; equilíbrio absoluto e relativo; variação de pressões no interior de um fluído em equilíbrio; esforços sobre superfícies imersas nos fluídos; princípio de Arquimedes. Hidrodinâmica dos fluídos perfeitos: equação fundamental; método de Euler e Lagrange; equação de Bernoulli. Transporte de massa e de calor.

Eletricidade e Eletromagnetismo

Introdução à teoria atômica da eletricidade, conceituando sua origem, propriedades, definições e aplicações na Engenharia civil. Estudo dos circuitos fundamentais e das leis básicas utilizadas em eletricidade. Eletromagnetismo.

Métodos Numéricos

Zero de funções (método da bissecção, de Newton-Raphson, das secantes); Sistemas de equações lineares (métodos diretos: eliminação de Gauss, decomposição LU; métodos iterativos de Gauss-Jacobi e de Gauss-Seidel); Ajuste de curvas (método dos quadrados mínimos lineares); Interpolação (interpolação polinomial; formas de Lagrange e de Newton; estudo do erro; funções spline); Integração numérica (regras dos trapézios e de Simpson; quadratura Gaussiana); Tratamento numérico de equações diferenciais (problemas de valor inicial: métodos de Runge-Kutta; problemas de valor de contorno: método das diferenças finitas).

Topografia e Geodésia 1

Medição de distâncias. Medição de ângulos. Reprodução geométrica de alinhamentos. Cálculo das coordenadas. Determinação da declinação magnética e suas variações. Métodos de levantamento planimétrico. Cálculo de áreas. Desenho de plantas. Estadimetria. Geodésia. Astronomia.

Ciências do Ambiente

A crise ambiental; Ecossistemas; Ciclos Biogeoquímicos; Poluição Ambiental: Poluição das Águas; Poluição do Solo; Poluição do Ar; Desenvolvimento Sustentável; Economia e Meio Ambiente; Legislação Ambiental; Licenciamento Ambiental; Auditoria Ambiental; Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impactos Ambientais (EIA/RIMA); Exemplos de Aplicação na área de Engenharia Civil.

 

5º. Período

Topografia e Geodésia 2

Altimetria. Métodos de levantamento plani-altimétricos. Curvas de nível. Perfil. Cálculo de volume de corte e aterro. Geodésia. Sensoriamento remoto. Medidas a partir de Bench-mark.

Hidráulica

Princípios básicos da Hidráulica. Hidrostática. Pressões e empuxos. Hidrodinâmica.   Escoamento em condutos forçados. Cálculo da perda de carga. Encanamentos complexos. Condutos equivalentes. Problema dos três reservatórios. Distribuição de vazão em marcha. Instalação de recalque.

Resistência dos Materiais 1

Tensão e deformação; propriedades mecânicas dos materiais; Solicitação axial. Cisalhamento. Estado plano de tensões, círculo de Möhr para o estado plano de tensão. Torção. Flexão simples. Deslocamentos em vigas: equação da linha elástica.

Arquitetura e Urbanismo

Noções da história da arquitetura. O projeto na construção do edifício-elementos gráficos e descritivos. Metodologia e fases do projeto. Aspectos legais, físicos, econômicos, estéticos, de implantação topográfica e vicinal. Implantação do projeto sob o ponto de vista urbanístico em termos de acessos, volumes, consumo, efluentes, impacto ambiental, tráfego. O planejamento urbano e regional. Urbanismo e engenharia urbana.

Economia e Gestão

Noções de Macroeconomia: Valorização e acumulação do capital; Relações de produção capitalistas; Princípio da demanda efetiva; Políticas Macroeconômicas; Agregados e indicadores macroeconômicos. Economia fechada e aberta; Inflação e Comércio internacional. Noções de Microeconomia: Curvas de Oferta e Demanda; Elasticidades; Introdução às Estruturas de Mercado. Noções de Contabilidade Nacional. Teoria do comportamento do consumidor. Teoria da Produção.

 

6º. Período

Resistência dos Materiais 2

Estado triplo de tensão, círculo de Möhr para o estado triplo de tensão. Estado plano de deformação. Critérios de resistência. Flexão Assimétrica, flexão oblíqua e composta. Flambagem. Torção em perfis de parede fina.

Engenharia Econômica

Matemática financeira. Juros simples e compostos. Taxas nominal e efetiva. Valor atual. Fórmulas de juros e fatores de acumulação de capital e de valor atual. Equivalência. Fórmulas de juros e fatores de acumulação de capital e de valor atual. Fatores de formação e recuperação de capital. Série Gradiente. Depreciação. Sistema de Amortização. Substituição de equipamentos industriais. Depreciação física e funcional. Métodos de depreciação. Vida média e expectativa de vida. Investimentos. Método do valor atual, do custo atual e da taxa de retorno. Taxas de atratividade. Critérios de decisão. Análise de risco. Financiamento de projetos. Elaboração e Análise Econômica de Projetos.

Teoria das Estruturas 1

Determinação do grau de hiperestaticidade de estruturas planas. Teoremas gerais de Energia. Método dos Esforços. Cálculo de treliças, vigas e pórticos.

Saneamento Básico

Conceitos básicos de saneamento. Qualidade da água. Consumo de água. Mananciais. Captação. Instalação de recalque. Linhas adutoras e órgãos acessórios. Noções de tratamento de água para abastecimento. Reservatório de distribuição. Redes de distribuição de água. Sistema de esgotos sanitários. Dimensionamento de uma rede de esgotos. Interceptores de esgoto. Tratamento dos esgotos. Problema dos esgotos no meio rural.

Materiais de Construção Civil 1

Introdução; Aglomerantes; Cimento Portland; Agregados; Uso de aditivos no concreto; Estudo e Dosagem de argamassa; Madeira serrada; Chapas de madeira; Bloco cerâmico; Bloco de concreto; Revestimentos cerâmicos; Batente de madeira; Porta de madeira; Vidros para construção; Telhas onduladas de fibrocimento; Telhas cerâmicas; Placas de gesso para forros.

 

7º. Período

Materiais de Construção Civil 2

Dosagem de concreto; Preparo, transporte, lançamento, adensamento e cura; Controle tecnológico do concreto; Aço para concreto armado; Propriedades do concreto fresco; Propriedades do concreto endurecido.

Teoria das Estruturas 2

Deslocabilidade. Grau de hipergeometria. Fatores de forma e de carga de segunda espécie. Método dos deslocamentos. Vínculos elásticos. Recalques nos apoios. Variação de temperatura. Processo de Cross. Estruturas com barras de inércia variável.

 Eletricidade e Instalações Elétricas

Tópicos sobre circuitos de monofásicos e trifásicos simétricos e equilibrados, potência e fator de potência, Fios e cabos isolados de baixa Tensão. Dispositivos e Proteção para sobrecorrentes e curtos circuitos – fusíveis e disjuntores termo-magnéticos em caixa moldadada. Instalações Elétricas Residenciais e Comerciais: Normas de Concessionárias, os preceitos e exigências da Norma NBR 5410, última edição (2004); tomadas, cargas de iluminação e específicas, dimensionamento dos fios e cabos segundo os diferentes critérios; dimensionamento da proteção para sobrecarga e curto-circuitos.

Geotecnia 1

Fundamentos de geologia de engenharia. Estudo das propriedades físicas e classificação dos solos. Compactação. Pressões geostáticas e pressões devidas às cargas aplicadas. Hidráulica dos solos. Prospecção geotécnica do subsolo.

Estruturas de Concreto Armado 1

Concreto Estrutural: conceito e propriedades mecânicas; Segurança Estrutural: conceitos básicos; Concepção Estrutural de Edifícios Usuais; Ações Características nas estruturas de concreto; Estados limites últimos domínios de deformação; Flexão Normal Simples: problemas de dimensionamento e de verificação; Estudo das vigas de seções retangulares e T; Estudo das lajes maciças; Cisalhamento nas vigas de seções retangulares e T; Detalhamento completo das armaduras das vigas e lajes.

 

8º. Período

Geotecnia 2

Noções de compressibilidade. Teoria do adensamento unidimensional. Resistência ao cisalhamento. Teoria do equilíbrio plástico ativo e passivo em maciços. Métodos de cálculo em empuxos. Projetos de muros de arrimo. Noções de estabilidade de taludes.

Estruturas de Concreto Armado 2

Tensões tangenciais – força cortante. Aderência e ancoragem – critérios de projeto. Projeto de vigas – simples e contínuas. Estados Limites de Serviço. Análise estrutural. Estabilidade Global. Flexão normal composta. Flexão oblíqua. Pilares de concreto armado. Tensões tangenciais – torção.

Terraplanagem e Pavimentação

Conceitos e parâmetros básicos em pavimentação. Mecânica dos solos aplicada à pavimentação. Estudos geotécnicos para o projeto de pavimentos. Materiais usados em pavimentação. Drenagem dos pavimentos, Projeto e construção de pavimentos flexíveis. Projeto e construção de pavimentos rígidos. Manutenção de pavimentos.

Ergonomia e Segurança do Trabalho

Segurança e Higiene do Trabalho (SESMT, Fatores de Risco no Trabalho). Características dos processos de trabalho e seu potencial de risco, análise de riscos, formas de prevenção e legislação. CIPA – conceitos. Vulnerabilidade de pessoas e instalações. Características dos programas de prevenção e mapa de riscos. Características técnicas de equipamentos de proteção coletiva e individual.  Ergonomia – conceito e relação com a saúde do trabalhador e legislação. Fundamentos e técnicas de Ergonomia. Análise de posto de trabalho. Conceitos de trabalho, tarefa, atividade, variabilidade, carga de trabalho e regulação. Metodologia de análise ergonômica do trabalho. Métodos e técnicas e de análise de variáveis em ergonomia. Métodos e Técnicas Para a Análise da Atividade. Ergonomia e Projeto. Programa de Ergonomia nas Empresas.

Projeto de pesquisa

Etapas para elaboração do projeto de pesquisa. Apresentação do projeto de pesquisa monográfico. Iniciação da revisão bibliográfica e conhecimento da normas ABNT. Como escolher um tema. Como avaliar o valor técnico e científico da proposta de um tema. Propostas de temas pelos alunos do curso. Discussão dos temas propostos. Identificação dos meios necessários, tempo previsto, acesso a informações, despesas e custos a serem suportados, viabilidade geral. Definição das etapas a serem cumpridas e cronograma. Identificação de incertezas e sua influência no cronograma planejado. Discussão geral. Desenvolvimento dos trabalhos: pesquisa bibliográfica, análise crítica da bibliografia colhida, conclusões a respeito da proposta dos trabalhos e revisões necessárias. Revisão do planejamento. Execução dos trabalhos. Cumprimento das metas programadas. Redação preliminar e conclusões. Discussão geral. Redação final e apresentação.

 

9º. Período

Ética e Legislação Profissional

Princípios e fundamentos da Ética. O Código de Ética Profissional. Código Civil: direito de propriedade e direito do construir. A legislação federal, estadual e municipal pertinente à engenharia. Responsabilidade pela segurança em obras públicas.

Projetos Estruturais

Análise do projeto estrutural de uma edificação de múltiplos andares. Concepção e lançamento das formas; carregamento; dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais. Apresentação do projeto segundo as normas brasileiras.

Planejamento e Controle de obras

Projetos. Regimes de execução de obras. Licitações e contratos administrativos. Orçamentos de obras. Planejamento e programação de obras. Nivelamento de recursos com o PERT/CPM, PERT/TEMPO. Fundamentos das Teorias Administrativas, Gerenciamento na Construção Civil. Planejamento e Controle da Produção na Construção Civil. Construção sustentável. Orçamento e planejamento de obras. Engenharia urbana. Gestão e planejamento urbanos. Desenvolvimento urbano sustentável. Governança metropolitana.

Construção de Edifícios

Conhecer a organização da indústria da construção, particularmente, a organização da produção de edifícios, assim como os temas mais atuais relevantes sobre o assunto. Apresentar as principais técnicas de execução dos serviços de execução de edifício referente ao projeto e aos agentes no processo de um empreendimento, aos serviços preliminares de construção, desde a implantação do canteiro de obras, locação da obra, execução das fundações, a estrutura da edificação, as vedações verticais, os revestimentos, portas e esquadrias, fornos, coberturas, impermeabilização, patologias, vidros e pinturas. Além das técnicas, conceitos fundamentais como racionalização construtiva, ergonomia, segurança e qualidade, acompanham a construção, desde a elaboração dos projetos até os acabamentos finais para entrega do empreendimento.

Estradas e Transportes 1

O Projeto da Estrada: generalidades, anteprojeto de reconhecimento aerofotogramétrico, projeto de exploração, projeto de locação, elementos e componentes. Engenharia de Tráfego: introdução, capacidade e níveis de serviço, entrelaçamento de veículos, crescimento e projeção de tráfego, distribuições longitudinal e transversal de veículos, entrelaçamento de veículos, pesquisa de origem e de destino e contagem de veículos. Estabelecimento e utilização das estradas. Projeto geométrico de rodovias, ferrovias e aeroportos. Interseções. Drenagem superficial e subterrânea. Capacidade de rodovias. Construção de aterros. Impactos ambientais de rodovias e ferrovias.

 

10º. Período

Estabilidade das Construções

Treliças Planas Isostáticas: Método dos Nós e de Ritter. Linhas de Estado: Vigas Isostáticas, Pórticos Planos Isostáticos, Pórticos Triarticulados, Arcos Triarticulados, Vigas Gerber, Estruturas Associadas.  Linhas de Influência. Diagramas de Máximos e Mínimos. Deslocamentos transversais e deformações em barras. Vigas simples hiperestáticas e vigas contínuas. Flambagem. Energia de deformação. Análise matricial de estruturas.

Construção de Pontes e Barragens

Introdução: Pontes e Viadutos – Projeto. Requisitos básicos, nomenclatura, elementos geométricos. Classificação das Pontes. Ações, combinações, cargas móveis. Infraestrutura: generalidades, ações frenagem, variação de temperatura, ação do vento e fundações. Pontes estaticamente indeterminadas: generalidades e exemplos. Grandes estruturas: generalidades.

Estradas e Transportes 2

Ferrovias: histórico, a via permanente, geometria da via permanente, sobrelevação e rampas, manutenção da via permanente. Introdução à superestrutura ferroviária. Características geométricas da via férrea. Capacidade de ferrovias. Modalidades de transportes. Aspectos econômicos e sociais nos sistemas de transportes. Análise da demanda e da oferta em sistemas de transportes. Características econômicas (custo e preços em transportes). Avaliação de projetos de transportes.

Instalações Hidráulicas e Prediais

O sistema de instalações hidráulicas e os subsistemas de água fria, água quente, combate a incêndio, esgoto sanitário, águas pluviais, ar condicionado e gás (GLP). Inter-relação entre os sistemas estruturais, de vedação e o projeto arquitetônico.

Estágio Supervisionado I e II

O estágio supervisionado tem o objetivo de proporcionar ao estudante a vivência de situações similares às que ele encontrará como Engenheiro Civil no mercado de trabalho após concluído o curso.

Observa-se que a prática de estágio deve contribuir para a formação do perfil profissional que se pretende, incluindo o desenvolvimento das competências desejáveis e o aprimoramento de conhecimentos específicos relacionados à Engenharia Civil. Por isso, o curso de Engenharia Civil possui uma comissão formada que se responsabiliza pelo contato e definição de um número de organizações em que o estudante poderá realizar o estágio curricular, procurando atender aos objetivos pretendidos por meio do contínuo acompanhamento e avaliação da organização em que o estágio está sendo realizado e do desempenho do estudante.

Os estágios do curso de Engenharia Civil serão praticados no 8° e 9° períodos. A cada período de estágio o aluno deverá solicitar um professor orientador da respectiva área do estágio e o aluno terá que cumprir um prazo de entrega de um relatório final que terá o modelo de um artigo científico. Além deste relatório o aluno também será supervisionado na empresa através de uma ficha de avaliação.

Os estudantes poderão realizar estágios curriculares não obrigatórios em qualquer momento do curso, desde que haja compatibilidade entre a carga horária exigida pela solicitante e a carga horária da Matriz Curricular do Curso.

 

LIBRAS – DISCIPLINA OPTATIVA

Noções básicas da língua de sinais brasileira. Conceitos, cultura e a relação histórica da surdez com a língua de sinais. A gramática da língua de sinais. Aspectos sobre a educação de surdos. Teoria da tradução e interpretação. Técnicas de tradução em Libras /Português; técnicas de tradução em Português/Libras.

TRABALHO DE CURSO

Cada aluno deverá apresentar o seu trabalho de curso, realizado a partir do 8° período. Neste período (8°), será oferecida na grade a disciplina de Projeto de pesquisa onde seu objetivo será esclarecer as dúvidas gerais acerca da elaboração do projeto de pesquisa e monografia. Cada trabalho será supervisionado por um docente da faculdade, que será designado pelo coordenador do curso e terá a responsabilidade de orientação em conjunto com o docente responsável pela disciplina de Metodologia Científica e Projeto de pesquisa.

  
 
Desenvolvido por Portal Catalão Internet Service LtdaDesenvolvido por Portal Catalão Internet Service Ltda Desenvolvido por Portal Catalão Internet Service Ltda