Engenharia de Produção

Engenharia de Produção','

Atualização em 04/03/2016

O Curso

O curso de Engenharia de Produção do CESUC tem por objetivo formar profissionais que tenham capacidade de solucionar problemas de engenharia, otimizar processos e reduzir custos. A formação de um indivíduo capaz de atuar com ética na sociedade e a sua preparação para assumir cargos de engenharia e gerência fazem parte das dez sub áreas da Engenharia de Produção do CESUC: Gestão da Produção; Gestão da Qualidade; Gestão Econômica; Ergonomia e Segurança do Trabalho; Gestão do Produto; Pesquisa Operacional; Gestão Estratégica e Organizacional; Gestão do Conhecimento Organizacional; Gestão Ambiental; Educação em Engenharia de Produção.

O Profissional

O Engenheiro de Produção tem grande importância em todos os tipos de empresas. Além de atuar na área administrativa e econômica, seu papel é aperfeiçoar todas as práticas de engenharia, melhorando as práticas dos processos. O profissional de Engenharia de Produção possibilita através de suas competências e habilidades o aumento da produtividade e consequentemente o ganho da competitividade dentro das organizações. Sua formação permite o conhecimento das atividades básicas de uma empresa, tais como, planejamento de compras, planejamento e programação da produção, controle de estoque, simulação da produção, entre outras. Desta forma, seu perfil coincide com o que está demandando atualmente: um profissional com uma sólida formação científica e com visão geral suficiente para abordar os problemas de maneira global, além de ser um profissional com extrema criatividade.

Mercado de Trabalho

O Engenheiro de Produção poderá assumir cargos executivos em empresas públicas e privadas. O profissional poderá escolher a posição que deseja ocupar no mercado dependendo da sua afinidade com as sub áreas, podendo ser: posições no setor financeiro, como por exemplo, na avaliação de projetos, posições na engenharia de segurança, gestão de projetos que envolve a inovação de produtos, engenharia técnica envolvendo a produção e a estratégia, além de inúmeras outras oportunidades na sua área. As muitas organizações inseridas na região, no Brasil e no mundo necessitam deste profissional habilitado a projetar, operar e manter os sistemas de produção a partir de uma formação bem mais abrangente em termos de gestão de processos produtivos.


VALOR DA MENSALIDADE: R$ 895,00

INFORMAÇÕES GERAIS:

Duração: 5 anos / 10 semestres

Turno: noturno

Modalidade: Bacharelado

Carga Horária: 3.600 horas

Ato Legal: Curso autorizado pela Portaria SESU/MEC N.º 49 de 28/05/2012 – D.O.U. 01/06/2012.

 

Coordenadora: Prof. Ms. Mara Rúbia da Silva Miranda

E-mail: ep@cesuc.br

É graduada em Engenharia de Produção (2008), e possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2011). No ambiente fabril possui experiência com arranjo físico e layout, logística, planejamento e controle da produção, estudo de tempos e métodos e qualidade do produto. Atualmente é pesquisadora doutoranda pela Universidade de Brasília-UnB atuando com processos termoquímicos (pirólise e gaseificação) e, como professora atua em disciplinas nas áreas de gestão da produção, gestão da qualidade, além de disciplinas relacionadas ao projeto final de graduação.

 

Grade Curricular

Grade Curricular em PDF - Baixe aqui.

 

GRADE 3.0 - VIGÊNCIA 2/2015

1º Período

Comunicação e Expressão

Processos de Comunicação. Funções do Texto. Análise de texto em seus aspectos semânticos, estrutural e formal. Produção de textos dissertativos e argumentativos. Fundamentos gramaticais do texto escrito. Figuras de linguagem. Coerência e Coesão. Fundamentos teóricos das atividades de leitura e produção de textos. Concepção de linguagem como construção de identidade e como espaço de intervenção social. Leitura motivada e produção de texto oral e escrito: ler, interpretar e produzir.  

Cálculo 1

Matemática Básica. Números, funções e gráficos.  Aplicações de Funções. Limites e Continuidade. Introdução à Derivadas.

Física 1

Unidades, grandezas físicas e vetores. Movimento em uma dimensão. Movimento em duas dimensões. Dinâmica da partícula I. Dinâmica da partícula II. Trabalho e Energia.  

Química Aplicada

Matéria e energia. Elementos, compostos e misturas. Estrutura atômica. Ligações químicas. Lei das Transformações Químicas. A microestrutura da matéria (teoria e modelos). As subcamadas ou subníveis de energia. Tabela Periódica. Propriedades Periódicas. Determinação do n° de oxidação (nox). Balanceamento de equações. Eletroquímica: pilha. Estequiometria. Tipos de reações industriais (impurezas, reagentes em excesso, conversão, seletividade, rendimento). Mol e massas molares. Soluções (modos de expressar a concentração de uma solução, Soluções e eletrólitos). Classificação das reações (Reações de redox, Reações ácido/base, Reações de precipitação). Equilíbrio químico. Equilíbrio ácido-base. Reações de oxi-redução.

Prática no laboratório: experimentos químicos.

Introdução à Engenharia de Produção

Apresentação da Engenharia de Produção. O que é Engenharia de Produção. A função produção na organização e o sistema de produção. História da Engenharia de Produção. Processos de estudo e pesquisa na graduação e na engenharia. O Engenheiro de Produção. O Engenheiro Empreendedor. Áreas de atuação da Engenharia de Produção. Engenharia e Legislação.

2º. Período

Estatística 1

Estatística dos dados brutos; Conceituação de probabilidade; Espaço amostral finito e eventos; Métodos enumeração; Cálculo de probabilidades de eventos elementares e compostos; Teoremas de Probabilidade; Variáveis aleatórias, valor esperado e variância; Modelos de probabilidade: Binomial, Poisson, Pascal, hipergeométrica Multinomial. Variável aleatória Discreta bidimensional; Aplicações de Modelos Probabilísticos na Engenharia de Produção.

Algoritmos e Programação

Lógica de programação. Constantes. Tipos de dados primitivos. Variáveis. Atribuição. Expressões aritméticas, relacionais e lógicas. Estruturas de controle: sequencial, de decisão e  de repetição. Comandos de entrada e saída. Estruturas de dados homogêneas: vetores (arrays) e matrizes. Estruturas de dados heterogêneas: registros. Modularidade. Recursividade. Desenvolvimento de algoritmos. Transcrição de algoritmos para uma linguagem de programação de alto nível. Sintaxe e semântica de uma linguagem de programação de alto nível. Estilo de codificação. Ambiente de desenvolvimento de programas. Desenvolvimento de programas de computador em linguagem de programação de alto nível.

Prática no laboratório: Implementação de algoritmos através da programação em ambiente de desenvolvimento de programas.

Cálculo 2

Derivadas. Integrais indefinidas. Integrais definidas. Aplicações da integração.  

Física 2

Carga e matéria. O campo elétrico. A lei de Gauss. Potencial elétrico. Capacitores e dielétricos. Corrente e resistência elétrica. Força eletromotriz e circuitos. O campo magnético. A lei de Ampere. A lei de Faraday. Indutância.

Sociologia e Antropologia

O contexto histórico do surgimento da Sociologia e a formação das diferentes teorias explicativas da sociedade. Caracterização da sociedade capitalista. Análise de processos, da organização e da gestão do trabalho. Exame das relações entre o Estado e as diferentes organizações. Análise as mudanças tecnológicas, organizacionais e suas implicações no surgimento de atores coletivos, movimentos sociais, políticas públicas e na vida cotidiana. Relações Étnico-raciais e a cultura afro-brasileira e indígena.

3º. Período

Geometria Analítica e Álgebra Linear

Matrizes. Sistema de equações lineares. Determinantes e matriz inversa. Vetores no Plano e no Espaço.Espaços vetoriais. Autovalores e Autovetores de Matrizes. Transformações lineares. Diagonalização de operadores.

Cálculo 3

Funções de várias variáveis reais. Limite e continuidade. Funções diferenciáveis. Derivadas parciais e direcionais. Fórmula de Taylor. Máximos e mínimos. Integrais duplas e triplas. Mudanças de coordenadas. Aplicações da Integral.

Desenho Técnico

Uso de material e instrumentos de desenho. Normas técnicas para desenho. Representação em três vistas. Interpretação de desenhos técnicos.

Estatística 2

Modelos de probabilidade: Normal, t de Student, Qui-quadrado e F de Snedecor; Correlação e regressão linear e polinomial. Princípios e esquemas de amostragem. Distribuições amostrais de médias e proporções. Intervalo de Confiança para média e proporção. Teste de Hipóteses para média e proporção. Séries temporais. Aplicações de Modelos Probabilísticos na Engenharia de Produção.

Metodologia Científica

Prática de leitura e produção de gêneros técnicos e acadêmicos, com ênfase nos aspectos da organização dos textos. Procedimentos para a realização de um trabalho científico. Pesquisa Científica e Pesquisa Tecnológica. Projetos de Engenharia. Estrutura de um artigo científico. Normas ABNT.

 4º. Período

Engenharia Econômica

Matemática financeira. Juros simples e compostos. Taxas nominal e efetiva. Valor atual. Fórmulas de juros e fatores de acumulação de capital e de valor atual. Equivalência. Fórmulas de juros e fatores de acumulação de capital e de valor atual. Fatores de formação e recuperação de capital. Série Gradiente. Depreciação. Sistema de Amortização. Depreciação física e funcional. Métodos de depreciação. Vida média e expectativa de vida. Investimentos. Método do valor atual, do custo atual e da taxa de retorno. Taxas de atratividade. Critérios de decisão. Análise de risco. Análise e elaboração de projetos.

Métodos Numéricos

Zero de funções (método da bissecção, método iterativo linear, método de Newton-Raphson); Sistemas de equações lineares (métodos diretos: eliminação de Gauss; métodos iterativos de Gauss-Jacobi e de Gauss-Seidel); Ajuste de curvas (método dos quadrados mínimos lineares); Interpolação (interpolação polinomial; formas de Lagrange e de Newton; estudo do erro); Integração numérica (regras dos trapézios e de Simpson); Equações diferenciais ordinárias (Métodos de passo simples e passo múltiplo).

Ergonomia e Segurança do Trabalho

Segurança e Higiene do Trabalho (SESMT, Fatores de Risco no Trabalho). Características dos processos de trabalho e seu potencial de risco, análise de riscos, formas de prevenção e legislação. CIPA – conceitos. Vulnerabilidade de pessoas e instalações. Características dos programas de prevenção e mapa de riscos. Características técnicas de equipamentos de proteção coletiva e individual. Ergonomia – conceito e relação com a saúde do trabalhador e legislação. Fundamentos e técnicas de Ergonomia. Análise de posto de trabalho. Conceitos de trabalho, tarefa, atividade, variabilidade, carga de trabalho e regulação. Metodologia de análise ergonômica do trabalho. Métodos e técnicas e de análise de variáveis em ergonomia. Programa de Ergonomia nas Empresas. Normas de segurança.

Desenho Assistido por Computador

Introduções a programas computacionais de desenho. Aplicações. Conceitos de geometria, construções geométricas e normas técnicas, desenvolvimento e interpretação de projetos de engenharia utilizando um software de CAD. Utilização dos principais comandos do software para desenho aplicado à Engenharia de Produção.

Prática em salas específicas de desenho: aulas práticas de desenho.

Economia e Gestão

Noções de Macroeconomia: Valorização e acumulação do capital; Relações de produção capitalistas; Princípio da demanda efetiva; Políticas Macroeconômicas; Agregados e indicadores macroeconômicos. Economia fechada e aberta; Inflação e Comércio internacional. Noções de Microeconomia: Curvas de Oferta e Demanda; Elasticidades; Introdução às Estruturas de Mercado. Noções de Contabilidade Nacional. Teoria do comportamento do consumidor. Teoria da Produção.

5º. Período

Mecânica Aplicada

Introdução. Operações Vetoriais. Estática dos pontos materiais. Corpos rígidos. Equilíbrio dos corpos rígidos. Forças distribuídas. Centróides e baricentros. Análise de estruturas. Forças em vigas e cabos. Dinâmica: cinemática e cinética dos pontos materiais e dos corpos rígidos. Movimento plano dos corpos rígidos. Dinâmica dos sistemas não rígidos.

Teoria das Organizações

Análise crítica e entendimento da evolução do pensamento administrativo. Influência dos principais fatos históricos no ambiente organizacional. Formulação das teorias, abordagens, escolas e modelos adotados e praticados na administração contemporânea. Teoria dos sistemas. Teoria Contingencial. As organizações e a sociedade: impactos e responsabilidade social. Noções de empreendedorismo, administração virtual, gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional. Contexto organizacional: tecnologia, ambiente, pessoas, autoridade, responsabilidade e comunicação. Enfoque sistêmico do Processo Administrativo. Planejamento. Organização: processo, estruturas organizacionais atuais e tendências. Direção. Controle. Liderança e Comunicação. Tomada de Decisão. Diagnóstico e Mudança Organizacional.

Gestão da Qualidade

Apresentação de conceitos de qualidade e seus enfoques, modelos de implantação, formação e composição de grupos de implantação, gestão e controle da qualidade. Princípios de gestão da qualidade. Fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e suas implicações às organizações. Noções de custos da não-qualidade. Fatores que influenciam na gestão da qualidade. Coordenação da qualidade em cadeias de produção. Conceito de zeros defeitos. Definição de Poka Yoke e tipos de Poka Yoke. Elaboração de programas de melhoria da qualidade e da produtividade. Certificações e normas da qualidade (ISO 9001, ISO 14001). Análise dos critérios de prêmios da qualidade.

Organização do Trabalho

Conceito de trabalho. Organização do trabalho. A questão da organização do trabalho. Introdução ao sistema de produção: entradas, transformações e saídas. Conceito de Eficiência, Eficácia e Produtividade. Divisão do trabalho e produtividade. Cálculo da produtividade do trabalho e da mão-de-obra. A Qualidade de vida no trabalho e a produtividade. Avaliação do trabalho: formas de remuneração da Mão-de-obra. As necessidades das empresas modernas: Organização, produtividade, qualidade, flexibilidade e competitividade. Critérios de Projeto Organizacional. Os novos modelos de produção: a "revolução" contemporânea nas fábricas. Princípios sócio-técnicos de planejamento do trabalho: metodologia sócio-técnica original de projeto organizacional (Tavistock). O Sistema Toyota de Produção. Estruturas Orientadas a Rede. Arranjos Produtivos Locais (APL).

Ciência dos Materiais

Ligações Químicas. Arranjos e Movimentos Atômicos. Defeitos em Estruturas Cristalinas. Solidificação dos Metais. Deformação e Fratura dos Metais. Aços Carbono e Aços-Liga. Tratamento Térmico dos Metais. Ferros Fundidos.

6º. Período

Planejamento e Controle de Projetos

Apresentação do Projeto – escopo, prazo e custo. Ambiente de Projetos. Análise e viabilidade do projeto. Geração de Alternativas e análise de decisão. Concepção do projeto. Processos do projeto. Planejamento, programação e execução do projeto. Gestão de Conflitos no Projeto. Conclusão do Projeto e controle. Modelo de gerenciamento de projetos: o PMBOK.

Prática no laboratório: Aplicar o software MS Project para planejamento e execução de projetos.

Planejamento e Controle da Produção 1

Introdução à administração da produção. Evolução histórica da produção. Tipos de sistemas de produção. Introdução à gestão das operações de serviços. Conceito de Serviços. O paradigma da produção. O Processo de tomada de decisão. Projeto do sistema de produção. Previsão da Demanda (métodos qualitativos e quantitativos). Planejamento Agregado.

Controle Estatístico de Processo

Controle estatístico de processo; Inspeção da qualidade; Ferramentas de suporte à melhoria de processos e produtos; Análise e solução de problemas; Abordagens para melhoria da qualidade; Análise de riscos e falhas de produto e processo. Checagem e controle. Ferramentas estatísticas: Gráficos de controle, capabilidade do processo, cartas de controle, causas comuns e especiais. Atributos e amostragem. Normas para amostragem; Amostragem em produção contínua; Uso de análise de variância e da regressão; Metodologia da superfície de respostas.

Gestão Ambiental e Responsabilidade Social

Fundamentos, programas e práticas da responsabilidade social. Balanço social das empresas. Responsabilidade social e Terceiro Setor. A variável ecológica no ambiente dos negócios. A repercussão da questão ambiental na organização. Programas de Gestão Ambiental: as normas da série ISO. Legislação Ambiental. Noções de auditoria ambiental. A reciclagem e sua importância para o meio ambiente. Impactos ambientais. Biomassa. Sustentabilidade e cultura. Sustentabilidade e Sistemas de Indicadores. Desenvolvimento Sustentável em Engenharia de Produção.

Termodinâmica e Sistemas Térmicos

Conceitos fundamentais. Substâncias puras. Calor e Trabalho. Mecânica dos fluidos. Primeira lei da termodinâmica. Segunda lei da termodinâmica. Aplicação dos princípios de transferência de calor. Teoria cinética dos gases.

7º. Período

Energia e Eletricidade

Circuitos elétricos de potência. Máquinas elétricas. Transformadores. Dispositivos eletrônicos de proteção. Eletrônica de Potência. Indutância e Capacitância. Curto-Circuito. Noções sobre geração, transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica; Fundamentos de corrente alternada; Fundamentos de corrente contínua; Elementos básicos R.L.C. Circuitos Resistivos: Associação de Elementos em Série e em Paralelo; Divisão de Tensão e de Corrente. Equações de Circuitos Lineares ao Domínio do Tempo Equação do Tempo: Equação das Malhas e Equação dos NOS. Normas técnicas de eletricidade; Riscos de acidentes e problemas nas instalações elétricas; Introdução a materiais, dispositivos e equipamentos elétricos e eletrônicos.

Pesquisa Operacional 1

Metodologia da Pesquisa Operacional; Formulação de Modelos; Programação Linear; Método Simplex; Método Simplex de 2 fases; Dualidade; Análise de sensibilidade; Programação Inteira. Problemas de transporte.

Gestão Estratégica e Organização

Diferentes abordagens sobre administração estratégica. A engenharia organizacional. A gestão do conhecimento como ferramenta para a engenharia organizacional. Conceitos básicos de estratégia. Objetivos estratégicos. Análise ambiental. Gestão do conhecimento estratégico. Decisões estratégicas. Planejamento estratégico. Planejamento e seus elementos – formulação estratégica. Implementação e controle das estratégias. Balanced Scorecard e a Gestão Estratégica. Estratégia das operações. O Marketing como uma estratégia. O plano de marketing.

Planejamento e Controle da Produção 2

Planejamento e Programação da Produção. MRP I. MRP II. MPS. ERP. Controle dos níveis de produção. Filosofia de controle Just in time.

Custos Gerenciais

Conceito de custo. Avaliação de Estoques. Sistemas de Custeio. Custo-Padrão. Ponto de equilíbrio. Alavancagem Operacional. Formação do Preço de Venda. Custo Baseado em Atividades (ABC). Controle financeiro e competitividade. Plano Financeiro. Composição dos custos de produção. Sistema de acumulação de custos por ordem de produção. Sistema de acumulação de custos por processo. Produção conjunta.

8º. Período

Pesquisa Operacional 2

Modelo de Otimização de Redes; Programação Dinâmica; Programação Não Linear; Teoria das Filas. Teoria dos jogos.

Resistência dos Materiais

Introdução à resistência dos materiais. Estudo da tração e compressão. Tensão e deformação. Propriedades mecânicas dos materiais. Solicitação axial. Elasticidade e Plasticidade. Cisalhamento. Estado plano de tensões. Círculo de Morh para o estado plano de tensão. Torção. Flexão. Deslocamentos em vigas.

Engenharia de Métodos

Estudo de tempos da produção. Medida do Trabalho. O fator humano no trabalho (Antropometria e Fisiologia). O método PERT – CPM na administração de projetos. Administração de projetos de produção. Métodos gerenciais (controle, processo e ciclo PDCA). Balanceamento da linha de produção. Ferramentas da qualidade: Brainstorming, Matriz de preferência, Matriz de decisão, Solução 5W 1H, Método GUT, Diagrama de causa e efeito, Lista ou folha de verificação, Estratificação, Diagrama de Pareto, Diagrama de dispersão, Histograma. Análise do valor. Normas e requisitos de espaços de trabalho. Posturas de trabalho. Ritmo de trabalho. Dispositivos de trabalho. Formalização e documentação do processo de projeto de um centro de produção.

Prática: Visita técnica para cronometrar tempo (Estudo de Tempos na Produção).

Fenômenos de Transporte

Conceitos fundamentais de Fenômenos de Transporte. Definição de fluido e modelo de meio contínuo. Equações de conservação: equação da conservação de massa, equação da conservação da energia e equação da conservação da quantidade de movimento. Mecanismos básicos da transferência de calor: condução, convecção e radiação.

Projeto de Graduação

Etapas para elaboração do projeto de pesquisa. Apresentação do projeto de pesquisa monográfico. Iniciação da revisão bibliográfica e conhecimento das normas ABNT. Como escolher um tema. Como avaliar o valor técnico e científico da proposta de um tema. Propostas de temas pelos alunos do curso. Discussão dos temas propostos. Identificação dos meios necessários, tempo previsto, acesso a informações, despesas e custos a serem suportados, viabilidade geral. Definição das etapas a serem cumpridas e cronograma. Identificação de incertezas e sua influência no cronograma planejado. Discussão geral. Desenvolvimento dos trabalhos: pesquisa bibliográfica, análise crítica da bibliografia colhida, conclusões a respeito da proposta dos trabalhos e revisões necessárias. Revisão do planejamento. Execução dos trabalhos. Cumprimento das metas programadas. Redação preliminar e conclusões. Discussão geral. Redação final e apresentação.

9º. Período

Metrologia

Introdução a metrologia dimensional, Importância da medição, Sistemas de Unidades, Análise Dimensional, Padrões de medidas, Características dos sistemas de medição, Resultados de valores medidos, Instrumentos de medidas lineares e angulares, Instrumentos de verificação, calibração e controle, Instrumentos de medição de pressão e temperatura, Sistemas de Tolerâncias, Normalização Industrial.

Prática: Utilização dos diferentes tipos de instrumentos de medição.

Projeto de Instalações Produtivas

Metodologia do projeto de instalações; unidades típicas das instalações produtivas; estratégias de produção; dimensionamento dos fatores de produção; ergonomia, segurança e higiene das instalações; tipos de layouts, desenvolvimento do layout e elaboração do projeto de fábrica, modelagem e sistemas de representação e análise de projeto de instalações produtivas; Fundamentos de arranjo físico, sistematização de projetos de arranjo físico; determinação de espaços; localização; Aspectos ambientais e certificação ambiental de unidades produtivas. Fluxos de produção. Racionalidade dos fluxos de produção em ambientes fabris. Sistema Manufatura. Tecnologia de grupo / Manufatura celular. Sistemas Flexíveis de Manufatura.

Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas

Conceitos teóricos de simulação de sistemas. Análise de decisão; Árvores de decisão; Cadeia de Markov; Processo de decisão Markoviano; Teoria das Filas; Introdução à Simulação; Aplicações de Simulações nas empresas, serviços e logística; Projeto e Simulação; Tratamento de dados; Modelagem; Testes e validação dos modelos; Elaboração de alternativas e cenários; Análise de resultados; Utilização do software.

Prática no laboratório: Simulação de sistemas em software específico.

Processos de Fabricação

Conhecer os principais processos: fundição. Moldes. Características das peças fundidas. Conformação mecânica. Fundamento de plasticidade. Trefilação. Extrusão. Forjamento. Laminação. Estampagem. Usinagem. Torneamento. Fresamento. Furação. Características das peças usinadas. Tolerâncias. Soldagem. Principais processos e características de peças e estruturas soldadas. Ferramentas de corte. Introdução aos CNC’s. Equipamentos CNC. Programação CNC: funções e elaboração de programas.

Automação Industrial

Introdução á automação. Conceitos de automação. A fábrica automatizada e os impactos sociais da automação (tecnologia). Tipos de automação. Controladores Lógicos Programáveis (CLP). Conceitos gerais e introdução aos sistemas de controle; Sensores; Atuadores. Controladores Industriais. Máquinas elétricas e acionamentos. Projeto de Sistemas Hidráulicos e pneumáticos. Técnica de elaboração de circuitos: sequencial, cascata, intuitivo. Robôs industriais: tipos e aplicações.

10º. Período

Logística e Cadeia de Suprimentos

O contexto e a importância da logística no cenário atual brasileiro e internacional. Conceitos básicos de logística e caracterização dos principais componentes da Cadeia Logística. A gestão da cadeia de suprimentos. A gestão dos sistemas logísticos como diferencial competitivo. A Estrutura Organizacional e Recursos Humanos nos Sistemas Logísticos. Estratégias de localização. Indicadores de Qualidade e Produtividade dos Serviços Logísticos. Administração de Materiais. A Armazenagem e a Movimentação de Materiais como componente da Cadeia Logística. O transporte como componente da Cadeia Logística. Custos Logísticos. Tecnologia da Informação aplicada aos Sistemas Logísticos. Logística reversa. Gestão de estoque.

Ética e Legislação Profissional

O sistema CONFEA/CREA: registro profissional. Outras entidades de classe. Ética na engenharia. Legislação profissional.

Manutenção dos Sistemas de Produção

A manutenção. Tipos de manutenção. A Engenharia de manutenção. Programação da manutenção. Fichas de controle. Técnicas de inspeção.  Análise de defeitos. Controle da manutenção. Pintura de manutenção. Custos da manutenção. Evolução da manutenção. Gestão estratégica e organização da manutenção. Planejamento e organização da manutenção. Métodos e ferramentas para aumento da confiabilidade. Qualidade na manutenção. Desenvolvimento do Sistema de tratamento de falhas. Praticas básicas da manutenção moderna. Planejamento estratégico da manutenção. Terceirização de Serviços. Técnicas preditivas. Aspectos Motivacionais. Analise de Weibull.

Engenharia do Produto

Conceito de Produto. Inovação e P&D. Propriedade intelectual. Mercadologia - O Conceito de Marketing e de Negócio; Gestão Estratégica em Marketing; O mercado e o comportamento do consumidor; Gestão das variáveis de mercado; Pesquisa e Planejamento em Marketing. Projeto - Gestão do processo de desenvolvimento do produto: estruturas organizacionais para o projeto, métodos e técnicas de gestão de projeto. Atividades do processo do desenvolvimento do produto: estrutura, produtos, processos e operações.

Estágio Supervisionado I e II

O estágio supervisionado tem o objetivo de proporcionar ao estudante a vivência de situações similares às que ele encontrará como Engenheiro de Produção no mercado de trabalho após concluído o curso.

Observa-se que a prática de estágio deve contribuir para a formação do perfil profissional que se pretende, incluindo o desenvolvimento das competências desejáveis e o aprimoramento de conhecimentos específicos relacionados à Engenharia de Produção. Por isso, o curso de Engenharia de Produção manterá convênios com empresas e órgãos públicos de Catalão e região para que o estudante possa realizar o estágio curricular, procurando atender aos objetivos descritos/elencados no Projeto Pedagógico do Curso – PPC.

Os estágios do curso de Engenharia de Produção serão praticados no 8° e 9° períodos. A cada período de estágio o aluno deverá solicitar um professor orientador da respectiva área do estágio e o aluno terá que cumprir um prazo de entrega de um relatório final. Além deste relatório o aluno também será supervisionado na empresa através de uma ficha de avaliação.

Os estudantes poderão realizar estágios curriculares não obrigatórios em qualquer momento do curso, desde que haja compatibilidade entre a carga horária exigida pela solicitante e a carga horária da Matriz Curricular do Curso.

LIBRAS – DISCIPLINA OPTATIVA

Noções básicas da língua de sinais brasileira. Conceitos, cultura e a relação histórica da surdez com a língua de sinais. A gramática da língua de sinais. Aspectos sobre a educação de surdos. Teoria da tradução e interpretação. Técnicas de tradução em Libras /Português; técnicas de tradução em Português/Libras.

 

TRABALHO DE CURSO

Cada aluno deverá apresentar o seu trabalho de curso, realizado a partir do 9° período. No 8° (oitavo) período será oferecida na grade a disciplina de Projeto de Graduação onde seu objetivo será esclarecer as dúvidas gerais acerca da elaboração do projeto de pesquisa e monografia. Cada trabalho será supervisionado por um docente da faculdade, que será designado pelo coordenador do curso e terá a responsabilidade de orientação em conjunto com o docente responsável pela disciplina de Metodologia Científica e Projeto de Graduação. Dentro das disciplinas, e através da orientação do docente responsável, o aluno fará apresentação de seminários de pesquisa sobre o tema do trabalho de curso escolhido e dos resultados parciais do trabalho de curso. 

 

REVISTARIA

1)    Journal of Urban and Environmental Engineering (JUEE):www.journal-uee.org

 2)    Cadernos de Engenharia de Estruturas (Engenharia da USP): http://cadernos.set.eesc.usp.br/issue/current/showToc

http://www.set.eesc.usp.br/cadernos/cadernos_list.php

 3)    Revista Tecnologia: http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5014&Itemid=1690

 4)    Revista Gestão e Produção: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-530X&lng=en&nrm=iso

 5)    Revista Educação e Tecnologia: http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/issue/archive

 6)    Revista Produção On-Line: http://www.producaoonline.org.br/rpo

 7)    Product: Management & Development: http://pmd.hostcentral.com.br/search.php?busca=vol_11/nr_1

 8)    Revista de Ensino de Engenharia: http://www.abenge.org.br/revista/index.php/abenge

 9)    Revista Pesquisa Operacional: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0101-7438&lng=en&nrm=iso

 10) Revista Produto e Produção: http://seer.ufrgs.br/index.php/ProdutoProducao

 11) Revista GEPROS: http://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros/issue/current

 12) Revista Exacta: http://www4.uninove.br/ojs/index.php/exacta/issue/current

  
 
Desenvolvido por Portal Catalão Internet Service LtdaDesenvolvido por Portal Catalão Internet Service LtdaDesenvolvido por Portal Catalão Internet Service Ltda Desenvolvido por Portal Catalão Internet Service Ltda