Fisioterapia

 

 O Curso

O curso de Fisioterapia do CESUC forma profissionais aptos a avaliar, prescrever, executar e finalizar os objetivos terapêuticos propostos, fundamentais à saúde físico-funcional dos indivíduos, sempre com filosofia profissional voltada para a atenção primária da saúde. Para atingir seus objetivos profissionais, os alunos contam com amplo acervo bibliográfico, modernos laboratórios e professores experientes nas diversas áreas do conhecimento da saúde humana.

O Profissional

O bacharel em Fisioterapia deve ser dotado de conhecimentos teóricos e práticos para o exercício profissional de maneira eficaz e responsável, humanista, crítica e reflexiva. Deve ser capaz de atender as necessidades sociais da saúde, com ênfase na qualidade da saúde da população e na humanização do atendimento. Também deve conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes.

Mercado de Trabalho

Por ser uma profissão relativamente nova, com menos de quatro décadas de existência, a Fisioterapia está com mercado de trabalho em franca expansão, permitindo ao graduado exercer sua profissão em diversos segmentos. O fisioterapeuta exerce suas atividades em hospitais, clínicas especializadas, agremiações esportivas ou em seu próprio consultório, podendo se especializar em diversas áreas, tais como ortopedia, neurologia, cardiorrespiratória, acupuntura, saúde coletiva, dermato-funcional.
 

VALOR DA MENSALIDADE:

Matutino: R$ 850,00
Noturno:  R$ 755,00

INFORMAÇÕES GERAIS

Duração: 4 anos/8 semestres
Turno: Diurno
Modalidade: Bacharelado
Carga Horária: 4.000 horas
Ato legal:
Reconhecido pela Portaria MEC n.º 1.354 - D.O.U. 13/09/2010

 



Coordenação do Curso: Profa. Andréia Borges Macedo 

E-mail: fisioterapia@cesuc.br

 


MATRIZ CURRICULAR (NOTURNA) em PDF Clique aqui

 

MATRIZ CURRICULAR (DIURNA)

Disciplina - 1º Período 

DISCIPLINA  CARGA HORÁRIA
ANATOMIA I 80h
BIOLOGIA 40h
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA 80h
BIOESTATÍSTICA  40h 
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO  60h 
CIÊNCIA POLÍTICA  60h 
HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA  80h 
VIVÊNCIA EM FISIOTERAPIA 60h 
TOTAL 500h 

  
Disciplina - 2º Período 

DISCIPLINA  CARGA HORÁRIA
ANATOMIA II 80h
NEUROANATOMIA 80h
BIOQUÍMICA E BIOFÍSICA 60h
FISIOLOGIA HUMANA  80h 
METODOLOGIA CIENTÍFICA  60h 
SAÚDE COLETIVA  80h 
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA 60h
TOTAL 500h 


Disciplina - 3º Período

DISCIPLINA  CARGA HORÁRIA
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO 80h
FARMACOLOGIA 60h
CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA 100h 
MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO EM FISIOTERAPIA  80h 
PATOLOGIA GERAL 80h 
IMAGENOLOGIA 40h
ECONOMIA E GESTÃO  60h 
TOTAL 500h 

 


Disciplina - 4º Período
 

DISCIPLINA  CARGA HORÁRIA
BASES DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA 40h
ELETROTERMOFOTOTERAPIA 100h
CINESIOTERAPIA 120h
PRIMEIROS SOCORROS 40h 
FISIOTERAPIA PREVENTIVA E SOCIAL  80h 
NEUROFISIOLOGIA  60h 
ADMINISTRAÇÃO EM FISIOTERAPIA 20h 
PSICOMOTRICIDADE 60h 
TOTAL 500h 

 
Disciplina - 5º Período

DISCIPLINA  CARGA HORÁRIA
FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA E ESPORTIVA I 80h
FISIOTERAPIA REUMÁTICA 40h
FISIOTERAPIA GERIÁTRICA 60h
RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS 80h 
RECURSOS TERAPÊUTICOS AQUÁTICOS E MECANOTERAPIA 80h 
FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA I 80h 
FISIOTERAPIA CÁRDIO-PULMONAR E VASCULAR I 80h 
TOTAL 500h 

 
Disciplina - 6º Período

DISCIPLINA  CARGA HORÁRIA
FISIOTERAPIA CÁRDIO-PULMONAR E VASCULAR II 80h
FISIOTERAPIA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA 60h
FISIOTERAPIA NEONATAL E PEDIÁTRICA 60h
FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA II 80h 
PSICOLOGIA E HUMANIZAÇÃO PELO PACIENTE 40h 
FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL 60h 
ÉTICA E DEONTOLOGIA 40h 
FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA E ESPORTIVA II 80h 
TOTAL 500h 

 

 Disciplina - 7º Período

DISCIPLINA  CARGA HORÁRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA GINECO-OBSTÉTRICA 80h
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR 80h
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA GERIÁTRICA 80h
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA EM SAÚDE COLETIVA 80h 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA NEONATAL E PEDIÁTRICA 80h 
TOTAL 400h 

 
Disciplina - 8º Período

DISCIPLINA  CARGA HORÁRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA E ESPORTIVA 80h
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA CÁRDIO-PULMONAR E VASCULAR 80h
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL 80h
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ERGONOMIA E FISIOTERAPIA PREVENTIVA 80h 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA 80h 
TRABALHO DE CURSO**  100h 
TOTAL 500h 

 
Disciplina Optativa

DISCIPLINA  CARGA HORÁRIA
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais* 60h

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3.920
ATIVIDADES COMPLEMENTARES* 100
TOTAL GERAL DO CURRÍCULO 4.020

*ao longo do curso
** no último semestre do curso
***Todas as discilipnas de Estágio Supervisionado tem como pré-requisitos as disciplinas do 1º ao 6º período (Estágio).


 
 

 EMENTA

1º PERÍODO

ANATOMIA I
Ementa: Introdução ao estudo da anatomia (nomenclatura e posição anatômica, princípios de construção do corpo humano). Estudo morfológico do aparelho locomotor (ossos, articulações e músculos) e sua relação com o movimento humano.

 BIOLOGIA
Ementa: Estudo da célula e organelas. Tipos celulares. Reprodução celular. Mecanismo de regulação das atividades celulares. Bases químicas e físicas da hereditariedade, padrões de transmissão de caracteres monogênicos, genética bioquímica, citogenética humana, grupos sanguíneos e outros marcadores genéticos. Herança multifatorial e genética de populações.

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
Ementa: Gametogênese, fertilização, embriogênese e seu desenvolvimento, com ênfase nos sistemas nervoso e muscular. Técnicas de preparo de material histológico, identificação dos tecidos e as suas associações morfofuncionais na constituição dos órgãos. Identificação dos tecidos básicos (tecido epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular).

BIOESTATÍSTICA
Ementa: Desenvolvimento do método estatístico no raciocínio específico dos fenômenos quantitativos de múltipla causação em problemas biológicos em geral e no campo da saúde. Coleta e análise descritiva de dados: forma e síntese de um conjunto de dados, coeficientes e indicadores de saúde. Conceitos estatísticos básicos: variáveis aleatórias. Planejamento da pesquisa clínica. Fases de um trabalho estatístico. Representação tabular. Representação gráfica. Distribuição de freqüências. Medidas de Tendência Central. Medidas de posição. Medidas de Dispersão. Noções de correlação e regressão.

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Ementa: Processos de Comunicação. Funções do Texto. Análise de texto em seus aspectos semânticos, estrutural e formal. Produção de textos dissertativos e argumentativos. Fundamentos gramaticais do texto escrito. Figuras de linguagem. Coerência e Coesão. Fundamentos teóricos das atividades de leitura e produção de textos. Concepção de linguagem como construção de identidade e como espaço de intervenção social. Leitura motivada e produção de texto oral e escrito: ler, interpretar e produzir.

CIÊNCIA POLÍTICA
Ementa: Definição de Política. Formação do Estado e as Instituições políticas. A Constituição da Ciência Política como campo científico. O poder e a Autoridade; a democracia; Divisão dos poderes; as ideologias; o Estado de Direito. A relação entre ética e política e entre ética e ciência política.

HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA
Ementa: História do surgimento no mundo e seu ensino no Brasil. Principais locais de atuação do Fisioterapeuta e perspectivas da profissão. Regulamentação da profissão. Direitos e deveres do Fisioterapeuta. Conselho Regional e Sindicato. Discussão global dos aspectos da profissão nos sistemas de saúde, sócio-econômico e educacional. A fisioterapia atual e recursos básicos utilizados na rotina fisioterapêutica. Integração do aluno na rotina dos sistemas de saúde. Discussão das possibilidades de trabalho nas áreas neuro-muscular, musculoesquelética, cardiopulmonar e dermato-funcional com ênfase no contexto do mercado de trabalho atual e futuro.

2º PERÍODO

ANATOMIA II
Ementa: Estudo morfológico dos sistemas circulatório, digestório, respiratório, urinário, reprodutor, endócrino, pele e tegumento. Anatomia topográfica do tórax, do abdome, da pelve e períneo, dos membros superiores e inferiores.

NEUROANATOMIA
Ementa: Generalidades do sistema nervoso central, divisões, classificações, morfologia funcional do encéfalo e medula espinhal, envoltórios, vascularização, circulação liquorica, barreiras encefálicas, grandes vias aferentes e eferentes e suas relações anatomoclínicas.

BIOQUÍMICA E BIOFÍSICA
Ementa: Conceitos básicos do metabolismo. Produção de energia celular. Biomoléculas. Bioquímica da contração muscular. Adaptações metabólicas ao exercício. Bioeletrogênese. Transporte através de membranas. Hemodinâmica. Estudo dos princípios biofísicos que regem os sistemas biológicos e bioquímicos. A importância da água, soluções, difusão e osmose. Ph e tampões biológicos. Aspectos biofísicos da eletroterapia, biofísica aplicada ao ultra-som, biotermologia e biofísica aplicada a termoterapia. Biofísica das Radiações Ionizantes.

FISIOLOGIA HUMANA
Ementa: Análise do funcionamento do sistema nervoso. Sistema muscular. Sistema sanguíneo. Sistema cardiovascular. Sistema respiratório. Sistema endócrino. Sistema digestivo. Sistema renal. Sistemas Energéticos. Funções de cada sistema, ações e mecanismo de regulação durante o repouso. Análise dos sistemas mediante as adaptações e distúrbios resultantes da instalação de algumas patologias.

METODOLOGIA CIENTÍFICA
Ementa: Como tornar o estudo e a aprendizagem mais eficazes. Evolução dos conhecimentos. Pesquisa científica. Prática da leitura. Estratégias de leitura. Fichamento. Resumo. Resenha. Paráfrase e citações diretas. Como elaborar referências bibliográficas.Publicações científicas. Estrutura do texto dissertativo. Apresentação gráfica da monografia.

SAÚDE COLETIVA
Ementa: Conceito de saúde; História natural da doença; Mortalidade; Morbidade; Indicadores de saúde; Contribuição da Fisioterapia na saúde pública. Aspectos Fisioterápicos em Saúde Pública.Compreensão e discussão sobre políticas de Saúde. Sistema Único de Saúde (SUS). Modelos atuais de administração de serviços de saúde pública e organização da assistência à saúde. Epidemiologia geral. Condições de vida e perfil da morbi-mortalidade no Brasil com ênfase no estdo de Goiás e em Catalão identificando as dimensões biopsicosociais do seus determinantes. Estudo e análise das possibilidades de atuação primária da Fisioterapia, tais como: prevenção de acidentes do trabalho, estimulação precoce do desenvolvimento infantil, prevenção da hipertensão, prevenção de males posturais, prevenção de disfunção respiratória e cardiovascular e prevenção de acidentes em esportes. Conceitos de equipe e programas interdisciplinares com vistas a situar a Fisioterapia nesta equipe.

3º PERÍODO

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
Ementa: Estudo dos mecanismos biológico envolvidos no processo de produção de energia durante os exercícios físicos; das relações entre o exercício e o treinamento e as funções cardiovascular, respiratória e endócrina; dos efeitos de drogas e outros recursos artificiais e dos efeitos de condições ambientais extremas sobre a capacidade de desempenho físico e das relações entre nutrição, exercício e a obesidade.

FARMACOLOGIA
Ementa: Conceitos gerais. Farmacologia Geral, drogas que agem no sistema nervoso autônomo. Drogas que agem no Sistema Cardiovascular, no Sistema Nervoso Central. Hipnoanalgésicos. Anestésicos locais. Mediadores do processo inflamatório. Drogas que atuam no processo inflamatório. Corticosteróides. Esteróides sexuais. Hipoglicemiantes, antibióticos, antifúngicos, antivirais. Farmacocinética e Farmacodinâmica.

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA
Ementa: Microbiologia geral: morfologia, citologia, fisiologia, reprodução e ecologia dos microorganismos bacterianos, fungos e vírus. Estudo bacteriológico dos principais agentes de infecções humanas. Principais mecanismos de defesa (específicos e inespecíficos) frente aos diversos agentes agressores da natureza. Utilização dos conhecimentos imunológicos nos processos de tratamento e profilaxia de certas enfermidades humanas. Reconhecimento das principais alterações dos mecanismos imunitários. Imunidade inata, adquirida, resposta imune, hipersensibilidade, doença auto imune.

CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA
Ementa: Caracterização da Cinesiologia e Biomecânica. A biomecânica dos sistemas esquelético, articular e muscular. Atividade muscular em cadeia. Biomecânica do equilíbrio, incluindo centro de gravidade do corpo humano, alavancas e torque. Biomecânica da coluna vertebral, dos membros inferiores, superiores e análise da marcha. Identificação, por meio de palpação, as diversas estruturas do sistema osteomuscular do corpo humano.

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO EM FISIOTERAPIA
Ementa: Avaliação do paciente do ponto de vista Fisioterapêutico, com uma visão global. Técnicas elementares de uma avaliação Fisioterapêutica, desde o reconhecimento de dados pessoais até o exame físico, propriamente dito. Conhecimento teórico e prático de técnicas para avaliação fisioterapêutica em: neurologia, ortopedia, pneumologia, cardiologia, reumatologia e obstetrícia. Goniometria, perimetria, mensurações, provas e funções musculares.

PATOLOGIA GERAL
Ementa: Estudo geral dos mecanismos das doenças. Dano celular: lesão bioquímica, funcional e morfológica. Degeneração e necrose. Fenômenos inflamatórios, reparativos e cicatrização. Distúrbios do crescimento: atrofia, hipertrofia e hiperplasia. Metaplasia, displasia e neoplasia.

ECONOMIA E GESTÃO
Ementa: Economia enquanto ciência social. Economia de mercado: dinâmica, fluxos reais e monetários, empresa, consumidor e mercado. Introdução à Microeconomia: comportamento do consumidor, demanda, oferta, elasticidade e estruturas de mercado. Macroeconomia: variáveis agregadas (produto, renda, despesa, poupança, investimento, níveis de preços e de emprego, dentre outras), políticas econômicas (objetivos e instrumentos), sistema financeiro, déficit público e setor externo.

4º PERÍODO

BASES DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Ementa: Estudo das teorias básicas da medicina tradicional chinesa. As causas e o desenvolvimento das doenças segundo a medicina tradicional chinesa. Noções básicas de acupuntura, aurículopuntura, fitoterapia, do-in, ventosas e reflexoterapia.

ELETROTERMOFOTOTERAPIA
Ementa: Estudo dos efeitos fisiológicos, indicações, técnicas de aplicações, efeitos colaterais e contra indicações dos recursos naturais da eletricidade (Eletroterapia), do calor e do frio (termoterapia e crioterapia) e da luz (fototerapia).

CINESIOTERAPIA
Ementa: Definição, objetivos e considerações sobre a utilização dos exercícios com finalidade terapêutica. Análise, discussão e estudo teórico e prático das posturas e de suas desordens. Métodos e técnicas de correção dos desvios posturais da coluna vertebral. Exercícios em cadeias cinéticas (abertas e fechadas). Exercícios ativos na reeducação postural em globalidade com técnicas do uso das cadeias musculares. Estudo dos exercícios terapêuticos passivos, ativo-assistidos, ativos e ativo-resistidos com ou sem a utilização de aparelhos para oferecer resistência ao movimento. Conhecimento de diferentes técnicas cinesioterápicas específicas nas áreas de neurologia, traumato-ortopedia, pneumologia, cardiologia, angiologia e obstetrícia.

PRIMEIROS SOCORROS
Ementa: Fundamentos do primeiro atendimento ao paciente politraumatizado fora e dentro do hospital. Manuseio do paciente visando o não agravamento de lesões. Imobilização do paciente. Desobstrução das vias aéreas. Sistematização de procedimentos nos cuidados ao paciente no serviço de emergência. Identificação e início de manobras visando o atendimento das necessidades vitais prioritárias do paciente. Auxilio no atendimento e manobras de ressuscitação cardio-respiratória.

FISIOTERAPIA PREVENTIVA E SOCIAL
Ementa: Estudo da atuação profissional junto à comunidade, evidenciando as necessidades básicas da população que podem ser atendidas pelo fisioterapeuta. Humanização pelo paciente. Abordagem das intervenções terapêuticas individuais e a coerência da prática preventiva e curadora em grupos. Indicações e contra-indicações destas atuações. Abordagem dos programas governamentais, a congruência da participação do fisioterapeuta e do estudante de fisioterapia, bem como os destaques para a interdisciplinaridade, evidenciando assim os centros comunitários de saúde (unidade básica de saúde).

IMAGENOLOGIA
Ementa: Fundamentos da radiologia, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética. Técnicas simples e contrastadas. Sistemas ósseo e articular: alterações traumáticas, congênita,  inflamatórias e degenerativas. Radiografia da cavidade torácica com enfoque na patologia cárdio-pulmonar

NEUROFISIOLOGIA
Ementa: Compreensão das funções do sistema nervoso central e periférico, bem como de suas características interativas com demais órgãos, sistemas e meio ambiente. Estudo dos elementos celulares que compõem o sistema nervoso e dos diferentes circuitos neurais responsáveis pelo funcionamento do organismo como um todo.

INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL
Ementa: Atividades práticas assistidas específicas da Fisioterapia com pequeno grau de complexidade. Integração com a prática fisioterapêutica em seus vários níveis e áreas de atuação. Fisioterapia Preventiva, Traumato-ortopédica, Desportiva, Neurológica, Pneumológica, Cardiológica, Gineco-Obstétrica, Reumática, Geriátrica, Neonatal e Pediátrica.

 5º PERÍODO

FISIOTERAPIA EM TRAUMATO-ORTOPÉDICA E ESPORTIVA
Ementa: Conhecimento das técnicas e métodos de intervenção fisioterapêutica em pacientes com disfunções do sistema mio-ósteo-articular relacionadas ao esporte. Programação terapêutica e recursos de tratamento e prevenção, referentes ao diagnóstico cinético-funcional, objetivos de tratamento e evolução. Prática de observação no atendimento a pacientes portadores de doenças ortopédicas e traumatológicas e relacionadas ao esporte.

FISIOTERAPIA REUMÁTICA
Ementa: Conhecimentos sobre a semiologia, propedêutica, profiláticas e terapêuticas das principais patologias e disfunções reumatológicas. Estudo e análise da fisioterapia em pacientes com afecções reumáticas do sistema músculo-esquelético. Elaboração do programa fisioterapêutico em reumatologia.

FISIOTERAPIA EM GERIATRIA
Ementa: Epidemiologia do envelhecimento e seus aspectos fisiológicos nos diferentes sistemas. Estudo das principais patologias dos gerontes e a abordagem fisioterapêutica nestas patologias, atuação da fisioterapia na equipe multidisciplinar e sua interdisciplinaridade, aspectos éticos, legais, morais, políticos e sociais da assistência à saúde do idoso.

RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS EM FISIOTERAPIA
Ementa: Abordagem sobre o tecido conjuntivo, sistema tegumentar e linfático. Conhecimento dos efeitos fisiológicos, indicação e contra-indicação dos métodos e técnicas de massagem clássica, do tecido conjuntivo e de drenagem linfática (massoterapia). Análise teórica e prática dos efeitos fisiológicos, indicações, contra-indicações e precauções dos métodos e técnicas de manipulação, tração vertebrais e articulares, técnicas específicas de pompage, posturamento e aparelhagem utilizada.

RECURSOS TERAPÊUTICOS AQUÁTICOS E MECANOTERAPIA
Ementa: Utilização da água e suas propriedades como agente terapêutico. Efeitos fisiológicos, indicação e contra-indicação e a prática na utilização de métodos e técnicas para hidroterapia, hidromassagem e hidroginástica, na assistência fisioterapêutica. Estudo dos procedimentos e dispositivos instrumentais de natureza mecânica, com o objetivo de desenvolver força e amplitude articular. Aplicação dos recursos mecanoterápicos.

PSICOMOTRICIDADE
Ementa: Conceito e história da psicomotricidade. Fundamentação prático-teórica do movimento humano. Psicomotricidade e tomada de consciência do corpo como entidade estática e dinâmica. A motricidade e suas implicações anátomo-fisiológicas e socioculturais no processo do desenvolvimento humano.

ADMINISTRAÇÃO EM FISIOTERAPIA
Ementa: Conceitos e processo administrativo na área de Saúde. Desenho e planta física de serviços de Fisioterapia, relacionando os itens de equipamentos necessários ao Serviço de Fisioterapia. Administração e controle de pessoal. Realização de orçamentos e programas. Discussão sobre possibilidades de política de atuação do fisioterapeuta na administração. Conhecimento em supervisão e orientação de pessoal e pacientes.

 6 º PERÍODO

FISIOTERAPIA CARDIO- PULMONAR E VASCULAR
Ementa: Introdução ao sistema cardiovascular e pulmonar. Patologias cardiovasculares e pulmonares. Avaliação em Fisioterapia Cardiovascular e pulmonar. O papel do fisioterapeuta em Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica. Ventilação Mecânica Invasiva e Não-Invasiva. Atividade física em paciente cardiopata e pneumopata. Condutas e tratamentos. Importância do tratamento em equipe inter e multiprofissional. Elaboração de um programa preventivo para as diversas patologias cardiovasculares e pulmonares. Prática de observação no atendimento a pacientes portadores de doenças respiratórias clínicas e cirúrgicas

FISIOTERAPIA GINECO-OBSTÉTRICA
Ementa: Estudo e prevalência das doenças sexualmente transmissíveis. Alterações na gestante. Parto: tipos e assistência. Sinais e sintomas da menopausa. Menstruação e seus distúrbios. Processos expansivos do sistema genital. Aplicação dos recursos da fisioterapia nos problemas ginecológicos e obstétricos. Discussão sobre a intervenção fisioterapêutica precoce no preparo pré e pós-parto.

FISIOTERAPIA NEONATAL E PEDIÁTRICA
Ementa: Estudo da prevalência de morbi-mortalidade regionais e nacionais decorrentes de  distúrbios pediátricos. Elaboração de programas de condutas e prevenção em pacientes pediátricos com patologias: cardiológicas, pneumológicas, neurológicas e músculo-esqueléticas. Prática de observação no atendimento a portadores de patologias ginecológicas, a gestantes e no atendimento a pacientes pediátricos e neonatais.

FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA
Ementa: Fundamentos do atendimento neuro-funcional infantil e adulto. Avaliação neurofuncional no adulto e na criança. Conhecimento dos métodos e técnicas da intervenção fisioterapêutica no paciente neurológico. Estudo da prevalência de morbi-mortalidade regionais e nacionais decorrentes de distúrbios neurológicos. Elaboração do programa fisioterapêutico no tratamento e prevenção das patologias neurológicas.

PSICOLOGIA E HUMANIZAÇÃO PELO PACIENTE
Ementa: Psicologia geral. Bases psicosociais do comportamento. Desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social. Humanização em saúde Introdução ao estudo da psicologia aplicada à reabilitação. Fatores psicossociais das enfermidades orgânicas. A incapacidade física e suas repercussões. Aspectos socio-psicológicos da reabilitação profissional.

FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL
Ementa: Principais patologias dermatológicas com seqüelas restritivas ao movimento. Técnicas fisioterapêuticas nas patologias cutâneas. Recuperação e prevenção de queimaduras. Fundamentos, evolução, recursos e técnicas fisioterapêuticas em estética. Indicações, precauções e contra-indicações dos recursos termo, foto e eletroterápicos em estética.

ÉTICA E DEONTOLOGIA
Ementa:Fundamentação teórica e filosófica. Interpretação e reflexão sobre o Código de Ética Profissional. Capacitação do aluno para desempenhar a profissão escolhida, com consciência de suas funções e responsabilidades junto ao paciente, aos seus colegas e outros profissionais, bem como à comunidade e, especialmente, à sua classe profissional. Saúde e doença: conceituação ética e classificação dos interesses em reabilitação. Enfoque ético e deontológico: deficiência, incapacidade e invalidez. Deveres legais do Fisioterapeuta: órgãos e atos de representação da classe fisioterapêutica.

7º E 8º PERÍODO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA:

  1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA E ESPORTIVA
  2. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA CÁRDIO-PULMONAR E VASCULA
  3. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA GINECO-OBSTÉTRICA
  4. FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL
  5. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ERGONOMIA E FISIOTERAPIA PREVENTIVA
  6. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR
  7. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA GERIÁTRICA
  8. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA EM SAÚDE COLETIVA
  9. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA NEONATAL E PEDIÁTRICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA

Ementa: Aplicação dos conhecimentos adquiridos durante todo o curso, com responsabilidade crescente na elaboração e aplicação de programas de tratamento fisioterapêutico, de acordo com a demonstração de suas habilidades e do seu conhecimento. Treinamento em: avaliação de pacientes (diagnóstico disfuncional); seleção de recursos de Fisioterapia e programação terapêutica; tratamento do paciente sob supervisão do professor; reavaliação do paciente, reestruturação do programa fisioterapêutico quando necessário e alta fisioterapêutica. Participação em documentação de evolução do tratamento; reuniões clínicas e de apresentação de casos. Orientação de familiares para situações de colaboração no tratamento. Elaboração de trabalhos e pesquisas científicas.

TRABALHO DE CURSO

Ementa: Cada aluno deverá apresentar o seu trabalho de curso, realizado durante o, quarto, quinto e sexto períodos do curso. Cada trabalho será supervisionado por um docente da faculdade, que será designado pelo coordenador do curso e terá a responsabilidade de orientação em conjunto com o docente responsável pela disciplina de Metodologia da Investigação Científica. Apresentação de seminários de pesquisa sobre o tema do trabalho de curso escolhido e dos resultados parciais do trabalho de curso.

Libras – Disciplina Optativa

Ementa: Noções básicas da língua de sinais brasileira. Conceitos, cultura e a relação histórica da surdez com a língua de sinais. A gramática da língua de sinais. Aspectos sobre a educação de surdos. Teoria da tradução e interpretação. Técnicas de tradução em Libras /Português; técnicas de tradução em Português/Libras.

  
 
Desenvolvido por Portal Catalão Internet Service LtdaDesenvolvido por Portal Catalão Internet Service Ltda Desenvolvido por Portal Catalão Internet Service Ltda