Administração

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O Curso

O curso de Administração do CESUC tem por objetivo formar profissionais com perspectiva ampla e integrada, capazes de entender as organizações e seus processos, tomar decisões que otimizem e maximizem os recursos organizacionais, e que estejam preparados para assumir cargos de médio e alto escalão na hierarquia das empresas, além de propiciar a capacitação para gerenciar o próprio negócio. O curso é pluralista, com enfoque em quatro áreas: Finanças, Marketing, Produção e Recursos Humanos, conhecimentos primordiais para o sucesso em um ambiente cada vez mais inovador e competitivo.

O Profissional

O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias que uma empresa desenvolve para se manter competitiva no ambiente em que está situada; além disso, se ocupa do gerenciamento cotidiano das organizações, colaborando na definição, análise e cumprimento das metas da empresa. Quando na gestão de pessoas, o administrador conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão, e ainda do relacionamento com os sindicatos de cada categoria, além de elaborar planos de carreira e benefícios.
 
 Mercado de Trabalho
 
O Administrador poderá atuar em cargos executivos de empresas de caráter privado, de qualquer segmento empresarial, inclusive agroindustrial, ou em empresas públicas. Atualmente o mercado de trabalho abre grande espaço para os profissionais especializados nas áreas de finanças, gestão contábil e orçamentos, administração de marketing e de recursos humanos, além de propiciar inúmeras oportunidades para profissionais autônomos.

 
VALOR DA MENSALIDADE: R$ 640,00

INFORMAÇÕES GERAIS:
Duração: 4 anos/8 semestres
Turno: noturno
Modalidade: Bacharelado
Carga Horária: 3.000 horas
Ato Legal: Curso reconhecido pela Portaria Ministerial nº 1.111 de 16/07/1992 - D.O.U. 17/07/1992
Renovado o reconhecimento pela Portaria MEC n.º 2.247 – D.O.U. 24/06/2005

 

 

Prof. Ms. Thiago Simões Gomes

CRA-GO 5.783

E-mail: administracao@cesuc.br


Graduado em Administração (2003) e especialização MBA em Gestão Financeira (2005) pelo CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão, Mestre em Administração (2010) pela UFU - Universidade Federal de Uberlândia, cursando Ciências Contábeis (2013) pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente é Professor pelo CESUC, Diretor pela Master Contabilidade Ltda. em Catalão/GO e Delegado Titular do Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA-GO) em Catalão/GO. Tem experiência na área de Administração, Finanças, Contabilidade e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração Financeira, Teorias da Administração e Mercado de Capitais.

 

MATRIZ CURRICULAR

 

Disciplina - 1º Período

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I 60h
MATEMÁTICA I 60h
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA 60h 
METODOLOGIA CIENTIFICA 60h  
FILOSOFIA 60h  
TOTAL 300h 

Disciplina - 2º Período

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II 60h
MATEMÁTICA II 60h
ECONOMIA E GESTÃO 60h
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 60h
CONTABILIDADE I 60h
TOTAL 300h

Disciplina - 3º Período

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
ECONOMIA II 60h
CONTABILIDADE II 60h
ESTATÍSTICA I 60h
CIÊNCIA POLÍTICA 60h
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS 60h
TOTAL 300h

Disciplina - 4º Período

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
ESTATÍSTICA II 60h
DIREITO 60h
PSICOLOGIA 60h
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I 60h
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I 60h
TOTAL 300h

Disciplina - 5º Período

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II 60h
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II 60h
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS 60h
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I 60h
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 60h
  300h

Disciplina - 6º Período

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS 60h
ORÇAMENTO EMPRESARIAL 60h
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES I 60h
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II 60h
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 60h
TOTAL 300h

Disciplina - 7º Período

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
COMUNICAÇÃO E PESQUISA MERCADOLÓGICA 60h
ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA 60h
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES II 60h
ANÁLISE DE PROJETOS E INVESTIMENTOS 60h
TÓPICOS EMERGENTES I 60h
TOTAL 300h

Disciplina - 8º Período

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
MERCADO DE CAPITAIS 60h
PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS 60h
LOGÍSTICA EMPRESARIAL 60h
PESQUISA OPERACIONAL 60h
TÓPICOS EMERGENTES II 60h
TOTAL 300h

Disciplina Optativa

DISCIPLINA  CARGA HORÁRIA
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais* 60h

TOTAL DISCIPLINAS TEÓRICAS 2.400
ATIVIDADES COMPLEMENTARES* 300
TRABALHO DE CURSO** 300
* Atividades a serem desenvolvidas ao longo do curso
** no último semestre do curso

Ementas

 1º PERIODO

 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I

 Ementa: Fundamentos da administração: conceitos, funções e níveis administrativos; habilidades e papeis desempenhados pelos administradores. As organizações: conceitos; ambiente organizacional; as organizações como sistemas abertos; eficiência e eficácia organizacional. Os primórdios da administração: a evolução do pensamento administrativo. Perspectiva Clássica da administração: a administração científica; a teoria administrativa; a teoria da burocracia. Teorias da transição. Perspectiva Humanística da Administração: a teoria das relações humanas.    

 MATEMÁTICA I

 Ementa: Matemática Básica; Progressões; Logaritmos e Exponenciais; Conjuntos Numéricos e Alicações; Funções do 1º grau, 2º grau, exponencial e logarítimica; Aplicações de Funções; Introdução a Limites, Derivadas e Integral.

 SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA

 Ementa: Compreender o processo de desenvolvimento do sistema capitalista. Abordar o pensamento sociológico clássico. Desenvolver a capacidade de abstração e assimilação dos conceitos sociológicos no que se refere à humanização e atuação do homem no processo histórico, econômico, político e sócio-cultural. Abordar os aspectos antropológicos e culturais; o processo de evolução humana e do ser social.

 METODOLOGIA CIENTÍFICA

Ementa: Como tornar o estudo e a aprendizagem mais eficazes. Evolução dos conhecimentos. Pesquisa científica. Prática da leitura. Estratégias de leitura. Fichamento. Resumo. Resenha. Paráfrase e citações diretas. Como elaborar referências bibliográficas.Publicações científicas. Estrutura do texto dissertativo. Apresentação gráfica da monografia.

 FILOSOFIA

Ementa: Introduzir o pensamento filosófico em seus diferentes períodos históricos e escolas filosóficas visando desenvolver o senso crítico e politizado do alunato, com vistas à ação política transformadora e emancipatória. Introduzir a filosofia moral e a ética nas relações pessoais e empresariais.

 2º PERIODO

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II

 Ementa: Continuação da Perspectiva Humanística da Administração: A Escola Comportamentalista e suas contribuições para dinâmica de grupo, a abordagem decisória de Simon, as Teorias Motivacionais, os estudos da Liderança e Qualidade de Vida no Trabalho. A Teoria Estruturalista e suas contribuições sobre o poder nas organizações e a Perspectiva Moderna da Administração com a Teoria de Sistemas, a Teoria das Contingências, DO - Desenvolvimento Organizacional e APO - Administração por Objetivos.

 MATEMÁTICA II

 Ementa: Proporções, regra de três, porcentagem, operações sobre mercadorias, correção monetária, juros e desconto simples, juro e desconto composto, capitalização e amortização composta e empréstimos e sistema price.

 ECONOMIA E GESTÃO

 Ementa: Economia enquanto ciência social. Economia de mercado: dinâmica, fluxos reais e monetários, empresa, consumidor e mercado. Introdução à Microeconomia: comportamento do consumidor, demanda, oferta, elasticidade e estruturas de mercado. Macroeconomia: variáveis agregadas (produto, renda, despesa, poupança, investimento, níveis de preços e de emprego, dentre outras), políticas econômicas (objetivos e instrumentos), sistema financeiro, déficit público e setor externo.

 COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

 Ementa: Processos de Comunicação. Funções do Texto. Análise de texto em seus aspectos semânticos, estrutural e formal. Produção de textos dissertativos e argumentativos. Fundamentos gramaticais do texto escrito. Figuras de linguagem. Coerência e Coesão. Fundamentos teóricos das atividades de leitura e produção de textos. Concepção de linguagem como construção de identidade e como espaço de intervenção social. Leitura motivada e produção de texto oral e escrito: ler, interpretar e produzir.

 CONTABILIDADE I

Ementa: Introdução à contabilidade, Firmas individuais e sociedades, Patrimônio, Demonstrações financeiras, Balanço patrimonial, Plano de contas, Contabilidade por balanços sucessivos, Apuração do resultado e regimes de contabilidade, Operações com mercadorias, Contabilização de contas de resultado e apuração contábil do lucro.  

 3º PERIODO

 ECONOMIA II

 Ementa: Introdução ao estudo da economia brasileira. Análise histórica da economia brasileira (subdesenvolvimento e desenvolvimento dependentes). Desenvolvimento e desequilíbrios recentes. Políticas Conjunturais.

 CONTABILIDADE II

 Ementa: Introdução à contabilidade de custos, conceito, objetivos, classificação, sistema de custeio, nomenclatura básica – Custeio por absorção – Análise de custo/volume/lucro – Valor econômico adicionado – Determinação do preço de venda.

 ESTATÍSTICA I

 Ementa: Conceitos básicos; Séries estatísticas;      Medidas de tendência central; Medidas separatrizes; Medidas de dispersão; Medidas de assimetria e curtose; Probabilidades; Cálculo de Probabilidades; Distribuições Descontínuas de Probabilidades; Distribuições Contínuas de Probabilidades.

 CIÊNCIA POLÍTICA

 Ementa: Definição de Política. Formação do Estado e as Instituições políticas. A Constituição da Ciência Política como campo científico. O poder e a Autoridade; a democracia; Divisão dos poderes; as ideologias; o Estado de Direito. A relação entre ética e política e entre ética e ciência política.

 ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS

 Ementa: A trajetória da função de Organização & métodos: Origem, definições e atribuições - O analista de Organização & métodos - Instrumentos de levantamento de informações - Análise do ambiente organizacional - Instrumental do analista organizacional: Estratégias e alternativas de sensibilização e envolvimento organizacional, diagnóstico e intervenção organizacional, técnicas de estruturação organizacional e processamento de informações, técnicas de resolução de problemas e implantação de programas, modelos de mudança organizacional e Aspectos gerenciais.

 4º PERIODO

ESTATÍSTICA II

Ementa: Variável aleatória discreta e contínua unidimensional e bidimensional, inferência estatística e estimação.

 DIREITO

 Ementa: Introdução ao estudo do Direito e sua relação com as disciplinas a serem estudadas; Direito Civil dentro do contexto empresarial; Princípios fundamentais da Constituição; O Código de Defesa do Consumidor nas práticas comerciais.

 PSICOLOGIA

 Ementa: A Psicologia como ciência e controle do comportamento humano: caracterização da psicologia; áreas de atuação; aplicação da psicologia à administração. O contexto ambiental e organizacional: comportamento organizacional (CO); níveis de CO; funções e habilidades de gestores; contribuições de outras áreas para o estudo do CO. Diferenças individuais e personalidade: aprendizagem humana e organizacional; Teorias da aprendizagem social; o inconsciente e a teoria psicanalítica. Os grupos nas organizações: natureza e tipos de grupos; liderança, poder e conflito.

 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

 Ementa: A função financeira na empresa: O Papel e Funções da Administração Financeira e do Administrador Financeiro. Planejamento Financeiro: Planejamento de Caixa, Orçamento de Caixa e Fluxo de Caixa. Análise das Demonstrações Financeiras: Análise da Situação Financeira através de Quocientes de Estrutura de Capitais e de Medidas de Liquidez, Análise da Situação Econômica através de quocientes de Rentabilidade. Análise Vertica e Análise Horizontal. Administração do Capital de Giro; Administração das Duplicatas a Receber e a Pagar e dos Estoques: Prazo médio de Recebimento e Pagamento, Giro de Estoques e Administração das Contas a Receber e a Pagar.

 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I

 Ementa: Gestão de pessoas: contextualização geral; conceitos e objetivos. O órgão de recursos humanos: estruturação. As mudanças e a sua interrelação com a gestão de pessoas. Planejamento estratégico da gestão de pessoas. O processo de agregar pessoas: modelagem de cargos; recrutamento: conceitos, mercado de trabalho, técnicas, fases, avaliação; seleção: conceitos, técnicas, seleção por competências. Orientação de pessoas: aspectos básicos sobre a cultura organizacional e a socialização de indivíduos. Avaliação do desempenho humano: conceitos, métodos, etapas, aplicações.

 5º PERIODO

 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II

 Ementa: Remuneração; Avaliação e Classificação de Cargos; Administração de Salários; Programas de Incentivos; Benefícios e Serviços; Treinamento; Desenvolvimento de Pessoas e de Organizações; Relações com Empregados, Higiene; Segurança e Qualidade de Vida; Banco de Dados e Sistema de Informações em RH; Avaliação da Função de Gestão de Pessoas. 

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II

 Ementa: Decisões de Investimento – Fluxo de alternativas de Investimento – Avaliação de alternativas de investimento – Fundamentos de Investimento de Capital-Taxas de retorno - Período de PayBack – Valor atual líquido – Taxa Interna de Retorno – Risco e incerteza na avaliação de Investimento.- Tratamento dispensado as contas de recuperação dos investimentos em ativos não correntes - Alavancagem sobre resultados - Risco do negócio - Risco Financeiro - Custos da estrutura de capita - Avaliação do nível de endividamento - Decisões de financiamento a curto prazo - O processo de planejamento financeiro - Planejamento de caixa e orçamento de caixa.

 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

 Ementa: Introdução. Histórico e evolução da Administração de Materiais. Importância do Controle de Estoques. Características básicas e necessárias sobre Planejamento e controle de Estoques. Princípios Básicos dos sistemas de controle de Estoques. Aplicação dos princípios teóricos da Administração de Compras. Fontes de Fornecimento e Análise de Fornecedores. Classificação ABC. Níveis de Estoques. Lote Econômico de Compra. Planejamento Agregado. Sistema MRP.

 ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I

 Ementa: Conceitos básicos em marketing. O papel do marketing nas organizações e na sociedade. Visão geral da Administração de Marketing. Ambiente de Marketing e Oportunidades de Mercado. Mensuração e previsão de demanda. O Composto Mercadológico. O comportamento do consumidor e do comprador organizacional. Segmentação de mercado. O Sistema de Informações de Marketing como estratégia.

 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO

 Ementa: Conceitos básicos e aplicações de Sistemas de Informação. Metodologia de desenvolvimento e implementação. Sistemas de informação e Unidades Estratégicas de Negócios. Estruturação do Sistema de Informações Gerencias (SIG). Implementação e avaliação. Sistemas de apoio de à decisão. Sistemas executivos. Uso estratégico da Tecnologia da Informação. Administração estratégica da informação. Globalização e estratégias competitivas. Informação gerencial. Tipos e usos de informação. Tratamento das informações versus atividades fins. Sistemas especialistas. Tópicos em gerenciamento dos sistemas: interação, segurança, controle. Uso estratégico da tecnologia da informação. Administração estratégica da informação. Desenvolvimento de ambientes eficientes e eficazes da tecnologia da informação. Aplicação da informação nas diversas áreas da empresa para obtenção de vantagens competitivas. Globalização e estratégias  competitiva. Internet worked business, intranets.

 6º PERIODO

 ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS

 Ementa: Planejamento de Vendas: Importância do planejamento, objetivos, funções, estratégias, estrutura e elaboração do planejamento financeiro de vendas. Planejamento da Força de Vendas: tamanho da força de vendas, zoneamento de vendas, potencial de mercado e potencial de vendas. Remuneração da Força de Vendas: formulação de planos de remuneração, análise e estudo de fatores externos e internos, determinação de objetivos, métodos de remuneração. Administração da Força de Vendas: recrutamento e seleção, treinamento, motivação e avaliação de vendedores. Técnicas de vendas e negociação. Precificação: formação e composição do preço de venda no comércio e na indústria.

 ORÇAMENTO EMPRESARIAL

 Ementa: Introdução. Finalidade. Aplicação e importância dos Orçamentos, Seqüência dos Orçamentos, Vantagens e Limitações dos Orçamentos, Princípios Fundamentais dos Orçamentos, Planos e peças Orçamentárias, Planilhas de Orçamentos, Orçamento de Compras de Matéria Prima. Orçamento de Transportes através da programação linear. Orçamento de Capital e Investimentos através da TIR, VPL, PAYBACK e TMR,Orçamento de Produção. Orçamento de Vendas.        

 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES I

 Ementa: Conceitos básicos - Histórico - Objetivos - Produtos- Serviços - Processos - Sistema de Produção - Tipos de produção - Métodos de decisão - Projeto do Sistema de Produção - Planejamento da Capacidade - Projeto do Produto e do Processo - Ciclo de vida de um produto - Automação da Organização de Produção - Arranjo Físico das Instalações - Projeto e Medida do Trabalho - Previsão da Demanda - Planejamento Agregado - Controle de Produção - Sistema MRP -  JUST IN TIME - Controle  de Estatístico de qualidade - Medidas de produtividade.

 ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II

 Ementa: Marketing Estratégico; As várias estratégias de mercado gerando vantagens competitivas; Posicionamento de produtos e estratégias para o ciclo de produtos; Gerência de marcas; Preços para oferta e demanda; Gerência do canais de distribuição: Atacado e Varejo; Gestão Estratégica do composto promocional e gestão da Comunicação; Organização e controle de desempenho do Marketing; Auditoria de marketing e suas etapas; Ampliação do marketing, Marketing Internacional, Marketing de serviços, pessoas, lugares e idéias, Marketing social, responsabilidade social e ética do marketing.

 DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Ementa: Estratégias de capacitação e desenvolvimento de pessoas. Gerenciamento de necessidades de capacitação e desenvolvimento. Elaboração, execução e avaliação de programas de capacitação e desenvolvimento. Formação e desenvolvimento das universidades corporativas. Capacitação e desenvolvimento por competência.

 7º PERIODO

COMUNICAÇÃO E PESQUISA MERCADOLÓGICA

 Ementa: Conceitos de Propaganda. Funcionamento de uma agência de propaganda. Técnicas de mídia, atendimento e criação publicitária. Natureza e objetivo da pesquisa de mercado. Relacionamento entre a função marketing e o processo de desenvolvimento de produto; Ensinar os conceitos e ferramentas principais; métodos científicos utilizados na pesquisa de mercado, Planejamento, Etapas do processo de pesquisa, Sistema de Informação, Pesquisas específicas, Legislação.

 ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA

 Ementa: Estudo e aplicação de processos de diagnósticos operacionais mediante o manuseio de relatórios demonstrativos e demais informações econômico-financeiras de empresas. Os grandes agregados e os principais fluxos de valores da empresa, estruturação das demonstrações financeiras para efeito  de análise. Métodos e técnicas usuais para cálculo e interpretação de indicadores.

 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES II

 Ementa: Métodos de previsão de demanda: quantitativos e qualitativos. Planejamento agregado: etapas e modelos. Programação e controle da produção. Produção enxuta. Kanban. Just-in-time. Administração de projetos de produção e manutenção. Rede PERT-CPM.

  ANÁLISE DE PROJETOS E INVESTIMENTOS

 Ementa: Projetos – Planejamento – Planejamento Estratégico – Estratégias Empresarial – Processo – Relação Planejamento e Projetos – Conceituação de Projetos – O Fator Humano nos Projetos – Fases de um Projeto – O Projeto Pessoal – Passos básicos para elaboração de um Projeto Simples – Influência dos Projetos nas pessoas e vice-versa – Mudanças e Projetos – Visão Holística – Tipos de Projetos – Propósito dos Projetos – Projeto Participativo e Projeto não-participativo – Estrutura e Aspectos de um Projeto – Novas Técnicas de Gestão em relação aos projetos – Economia de escala – Análise custo-volume-lucro como ferramenta técnica na elaboração de projetos – Layout – Rede PERT/CPM – Cronograma – Projetos e Qualidade – Projetos e Meio Ambiente.

 TÓPICOS EMERGENTES I

 Ementa: Esta disciplina busca desenvolver, a cada período letivo, estudos sobre determinados fatos, atos ou teorias administrativas emergentes que por sua atualidade estejam em evidência. No presente semestre será enfocado o Empreendedorismo, com base na ementa a seguir: A Revolução do Empreendedorismo. O que é Empreendedorismo. Aplicações do Empreendedorismo. Quem é empreendedor. Por que o empreendedorismo. O processo empreendedor. O Empreendedorismo no Brasil. Diferenças entre o Administrador e o Empreendedor. O Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Mitos e características do empreendedor. Fatores ambientais e pessoais. Identificando oportunidades. O Plano de Negócios.

8º PERIODO

MERCADO DE CAPITAIS

Ementa: Mercados de derivativos: histórico, conceito, nascimento das bolsas, histórico da BM&F, surgimento dos contratos a termo, participantes dos mercados de derivativos, câmara de compensação e margens de garantia. Contratos futuros, swaps, opções, hedge, hedge com opções, classificação e definição de risco.

PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

Ementa: Planejamento empresarial conceituação e classificação, planejamento estratégico fases básicas de implantação, planejamento estratégico implementação e controle, planejamento estratégico vertical. Evolução dos conceitos de planejamento. Criação de Cenários. O modelo de Porter, forças que regem a competição no mercado, estratégias competitivas genéricas, riscos das estratégias competitivas genéricas. Estudo de Textos Michael Porter e Peter Drucker. Organizações flexíveis, modelo japonês de gestão da produção, adaptação do modelo japonês no ocidente. Estratégias para Micro e Pequenas Empresas. Estrutura das decisões e Modelo de tomada de decisões estratégicas.

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Ementa: Logística empresarial. Sistema logístico. Subsistemas do sistema logístico. O gerenciamento da cadeia de abastecimento. Logística de suprimentos. Logística de distribuição. Operadores logísticos. Logística reversa.    

PESQUISA OPERACIONAL

Ementa: A Pesquisa Operacional. Programação Linear. O Método Simplex. Teoria da Dualidade, Análise de Sensibilidade, Problema de Transporte. Modelos determinísticos de apoio à decisão. Modelos probabilísticos de apoio à decisão. Aplicação de softwares para resolução de problemas de pesquisa operacional.

TÓPICOS EMERGENTES II

Ementa: Noções básicas de Administração Pública. Organização político-administrativa do Brasil. Administração Financeira e Orçamentária Federal. Orçamento. Métodos técnicas e instrumentos do orçamento Público. Normas legais aplicáveis. Significado das Siglas. Receita Pública.  

Libras – Disciplina Optativa

Ementa: Noções básicas da língua de sinais brasileira. Conceitos, cultura e a relação histórica da surdez com a língua de sinais. A gramática da língua de sinais. Aspectos sobre a educação de surdos. Teoria da tradução e interpretação. Técnicas de tradução em Libras /Português; técnicas de tradução em Português/Libras.

  
 
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