Logística

O CURSO

O curso de Logística tem por objetivo formar profissionais empreendedores capazes de utilizar: métodos e tecnologias e inovações da área de logística, visando atender às demandas do mercado em diversas áreas de negócio, buscando a excelência através da compreensão dos impactos gerados pelas novas tecnologias.

O PROFISSIONAL

O perfil profissional do Tecnólogo em Logística formado pela faculdade é de um profissional de nível superior com conhecimentos teóricos e práticos no funcionamento logístico de empresas de pequeno, médio e grande porte. Tecnólogo com condições de resolver ou encaminhar a maioria dos problemas do dia-a-dia do seu ambiente de trabalho, visão estratégica e capacidade de desenvolver, executar e controlar a logística das organizações sejam elas de serviços ou industriais. Possui postura ética e inovadora, bem como capacidade técnica, para enfrentar as dificuldades impostas, de forma a contribuir com desenvolvimento da sociedade.  Além destas, outras características se destacam no profissional: Visão e iniciativa empreendedora buscando assim inserir-se no mundo produtivo considerando as transformações do mundo do trabalho; Compreensão das mudanças organizacionais geradas pela preocupação com o meio ambiente e da importância da atuação do profissional de Logística neste contexto; Domínio de conhecimentos científicos e tecnológicos, que o tornem capaz de diagnosticar problemas, tecer alternativas de soluções que visem à melhor relação custo-benefício, implementando-as, e de gerenciar novas situações.

MERCADO DE TRABALHO

Em mercados altamente competitivos a expectativa quanto ao Serviço Logístico é cada vez maior. A globalização, a internacionalização das indústrias, os procedimentos operacionais just-in-time e reposição contínua dos estoques, são fatores que levam os clientes a exigir além de agilidade no processamento dos seus pedidos, entrega imediata e maior disponibilidade dos produtos. O desafio da Logística é atender todas essas exigências ao menor custo possível para a empresa. Na Cadeia de Suprimento encontram-se fabricantes, fornecedores, transportadores, atacadistas, distribuidores, varejistas e os próprios clientes. Tal integração permitirá que todas as empresas agreguem valor, desde a fabricação de componentes, passando pela produção dos bens, até a distribuição e a entrega ao cliente. A Logística discute e avalia as consequências e simula vários cenários considerando variáveis e mensurando seus resultados e impactos a curto, médio e longo prazo na Cadeia de Suprimentos, nas fontes de matérias-primas, nas disponibilidades de mão de obra, nos roteiros de transportes e suas infraestruturas, nas tecnologias de manufatura, nos meios de estocagem e nos canais de distribuição.


Valor da mensalidade: R$440,00

Informações Gerais

Duração: 2 anos/ 4  semestres
Turno: noturno
Modalidade: Tecnólogo
Carga horária:  1600  horas
Ato legal: Portaria do MEC nº 671 de 11/11/14 – DOU 12/11/14

Coordenador: Prof. Luiz Fernando Elias Martinez

E-mail: si@cesuc.br

Graduado em Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Especialista pela Universidade Federal Goiás (UFG) em Segurança da Informação (2011). Mestrado em Gestão Organizacional pela (UFG). Foi gerente do Centro de Recursos Computacionais (CERCOMP) da Universidade Federal de Goiás Campus de Catalão entre 2008 e 2013. Tutor à distância do curso de Bacharelado em Administração Pública pela UFG desde 2013. Membro do Conselho de Tecnologia da Informação do Estado de Goiás.

 

Matriz Curricular

1º PERÍODO

DISCIPLINAS

C/H

PRÉ-REQUISITOS

T00063

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

60

 

T00064

ESTATÍSTICA 1

60

 

T00065

DIREITO EMPRESARIAL

60

 

T00066

INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA

60

 

T00067

OPERAÇÃO LOGÍSTICA E SUAS TÉCNICAS

60

 

 

TOTAL

300

 

 2º PERÍODO

T00068

QUALIDADE E PRODUTIVIDADE NA LOGÍSTICA

60

 

T00069

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

60

T00066

T00070

GESTÃO DE ESTOQUE E OPERAÇÕES INDUSTRIAIS

60

T00066

T00071

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

60

T00067

T00072

SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA

60

 

 

TOTAL

300

 

 3º PERÍODO

T00073

GESTÃO DE CUSTOS E RISCOS OPERACIONAIS

60

T00071

T00074

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO APLICADA À CADEIA DE SUPRIMENTOS

60

 

T00075

METODOLOGIA CIENTÍFICA

60

 

T00076

EMPREENDEDORISMO

60

 

T00077

ESTRATÉGIAS DAS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS

60

T00069; T00070; T00071

 

TOTAL

300

 

 4º PERÍODO

T00078

TÓPICOS AVANÇADOS

60

 

T00079

ECONOMIA E GESTÃO

60

 

T00080

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E CENÁRIOS LOGÍSTICOS

60

T00077

T00081

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PROJETOS

60

 

T00082

TRABALHO DE CURSO

260

 

 

TOTAL

500

 

 

T00083

ATIVIDADES COMPLEMENTARES*

200

 

 

TOTAL GERAL

1.600

 

OP0001

LIBRAS (OPTATIVA)

60

 

*ao longo do curso

 

  1º Período

Comunicação e Expressão

 Processos de Comunicação. Funções do Texto. Análise de texto em seus aspectos semânticos, estrutural e formal. Produção de textos dissertativos e argumentativos. Fundamentos gramaticais do texto escrito. Figuras de linguagem. Coerência e Coesão. Fundamentos teóricos das atividades de leitura e produção de textos. Concepção de linguagem como construção de identidade e como espaço de intervenção social. Leitura motivada e produção de texto oral e escrito: ler, interpretar e produzir.

Direito empresarial

 Histórico do Direito Empresarial. Instrumental Interpretativo. Fontes, relações e objeto. Princípios do Direito Empresarial. Territorialidade e Temporalidade. Atos de Comércio e Teoria da Empresa. Atividade Empresarial. Pessoa Jurídica no Direito Privado. Sociedade Empresária. Desconsideração da Personalidade Jurídica. Empresário Individual. Capacidade. Estabelecimento Empresarial. Atributos e Elementos do Estabelecimento Empresarial. Propriedade Industrial. Disciplina Jurídica da Concorrência. Responsabilidade Empresarial no Código de Defesa do Consumidor. Títulos de Crédito.

Estatística 1

 Conceitos básicos; Séries Estatísticas (Variável Discreta e Contínua); Medidas de Tendência Central (Média, Moda e Mediana); Medidas Separatrizes; Medidas de Dispersão (Desvio Médio Simples, Variância e Desvio-padrão); Medidas de Assimetria e Curtose; Cáculo de Probabilidades; Distribuições Descontínuas de Probabilidade; Distribuições Contínuas de Probabilidades.

Introdução a logística

 Introdução. Histórico e evolução da logística e administração de Materiais. Importância do Controle de Estoques. Características básicas e necessárias sobre Planejamento e controle de Estoques. Princípios Básicos dos sistemas de controle de Estoques. Aplicação dos princípios teóricos da Administração de Compras. Fontes de Fornecimento e Análise de Fornecedores. Classificação ABC. Níveis de Estoques. Lote Econômico de Compra. Planejamento Agregado. Sistema MRP.

Operação logística e suas técnicas

 Conhecer o conceito de Logística Empresarial, seus componentes e operações, O conceito de serviço para o cliente, na área, o conceito de canal de marketing/distribuição, sua estrutura e seus agentes participantes, as peculiaridades dos canais de marketing no comércio eletrônico e mercado internacional; os diferentes sistemas e arranjos institucionais, os critérios para a seleção de canais de marketing / distribuição; as principais características e operações do varejo.

Implicações ambientais frente ao conteúdo da disciplina.

 

2º Período

Gestão da cadeia de suprimentos

 Natureza da administração da distribuição física. Distribuição física e outras áreas funcionais. Tipos e funções. Propriedade dos canais de distribuição. Centros de Distribuição. Definindo os canais de distribuição. Estrutura da distribuição física. Incremento das funções de distribuição física e redução dos custos. Construção de um sistema de gestão da distribuição física. Requisitos para a previsão da demanda. Classificação e métodos de previsão de demanda.

Implicações ambientais frente ao conteúdo da disciplina.

Gestão de estoque e operações industriais

 Função e objetivos dos estoques; custos dos estoques níveis de estoque; modelos de gestão de estoques; classificação ABC e criticidade dos estoques; sistemas de controles de estoques; gestão de estoques e sistemas de informações.

Processo de armazenagem; tipos de instalações e suas finalidades; layout dos armazéns e depósitos; gerenciamento operacional da armazenagem.

Implicações ambientais frente ao conteudo da disciplina.

Planejamento e controle de produção

 Sistema de planejamento da produção; programa mestre de produção; planejamento da capacidade; planejamento das necessidades de materiais.

Implicações ambientais frente ao conteudo da disciplina.

Qualidade e produtividade na logística

 Qualidade centrada e julgada pelo cliente. Atributos básicos da qualidade total. Normas, sistemas e certificação da qualidade. Avaliação da qualidade e do desempenho dos processos. Ferramentas aplicadas para a melhoria contínua.

Implicações ambientais frente ao conteudo da disciplina.

Sociologia e antropologia

 As ciências sociais e seu papel na sociedade. Cultura e Sociedade. Movimentos sociais. A dinâmica cultural na sociedade moderna. Indivíduo, identidade e a construção social da subjetividade. Formação da população brasileira, a cultura negra e indígena brasileira.

 

3º Período

Empreendedorismo

 O Processo Empreendedor e Inovador, Identificando Oportunidades, Tipos de Assessorias e Financiamentos no Negócio, plano de Negócios. Implicações ambientais frente ao conteudo da disciplina.

Estratégias das operações logísticas

 Organizações formais: conceito, natureza, objetivos e classificações. As empresas como sistemas abertos, seus objetivos e recursos. Os níveis de atividades das empresas (os subsistemas organizacionais). Cultura, clima e identidade organizacional. Estruturas de organização: desenhos, modelos e características organizacionais, segmentação ou departamentalização funcional e por processos. Planejamento estratégico e mudança organizacional. Comunicação, motivação, direção, coordenação e avaliação organizacional. Desenvolvimento e mudança organizacional (noções).

Gestão de custos e riscos operacionais

 Conceitos Básicos da Contabilidade de Custos; Custeio baseados em atividades – Custeio ABC; Terceirização de Serviços.

Implicações ambientais frente ao conteudo da disciplina.

Metodologia científica

 Como tornar o estudo e a aprendizagem mais eficazes. Evolução dos conhecimentos. Pesquisa científica. Prática da leitura. Estratégias de leitura. Fichamento. Resumo. Resenha. Paráfrase e citações diretas. Como elaborar referências bibliográficas. Publicações científicas. Estrutura do texto dissertativo. Apresentação gráfica da monografia.

Tecnologia de informação aplicada à cadeia de suprimentos

 Gerenciamento estratégico da informação; sistemas de gestão empresarial; comércio eletrônico. Segurança de dados. Ferramentas de integração e monitoramento. Obter uma compreensão básica sobre sistemas de informação empresarial e sua importância para a empresa atual e as atividades logísticas.

 

4º Período

Economia e Gestão

 Economia enquanto ciência social. Economia de mercado: dinâmica, fluxos reais e monetários, empresa, consumidor e mercado. Introdução à Microeconomia: comportamento do consumidor, demanda, oferta, elasticidade e estruturas de mercado. Macroeconomia: variáveis agregadas (produto, renda, despesa, poupança, investimento, níveis de preços e de emprego, dentre outras), políticas econômicas (objetivos e instrumentos), sistema financeiro, déficit público e setor externo.

Planejamento e controle de projetos

 Apresentação do Projeto – escopo, prazo e custo. Ambiente de Projetos. Análise e viabilidade do projeto. Geração de Alternativas e análise de decisão. Concepção do projeto. Processos do projeto. Planejamento, programação e execução do projeto. Gestão de Conflitos no Projeto. Conclusão do Projeto e controle. Modelo de gerenciamento de projetos: o PMBOK.

Prática no laboratório: Aplicar o software MS Project para planejamento e execução de projetos.         

Planejamento estratégico e cenários logísticos

 Estratégias Competitivas Genéricas, Análise da Concorrência, Sinais de Mercado, Movimento Competitivos de Mercado, Estratégia direcionada a Compradores e Fornecedores, Estratégia nas Pequenas e Médias Empresas.

Implicações ambientais frente ao conteúdo da disciplina.

Tópicos avançados

 Apresentar temas referentes à novas perspectivas da relação entre a logística e o cliente;

Apresentação de seminários e palestras.

Implicações ambientais frente ao conteúdo da disciplina.

Trabalho de curso

 Prática profissional: desenvolvimento e operacionalização do projeto de pesquisa. Análise reflexiva da prática. Elaboração do Trabalho de Curso. Apresentação final do projeto concluído.

 

Optativa

Libras

 Noções básicas da língua de sinais brasileira. Conceitos, cultura e a relação histórica da surdez com a língua de sinais. A gramática da língua de sinais. Aspectos sobre a educação de surdos. Teoria da tradução e interpretação. Técnicas de tradução em Libras /Português; técnicas de tradução em Português/Libras.


  
 
Desenvolvido por Portal Catalão Internet Service LtdaDesenvolvido por Portal Catalão Internet Service LtdaDesenvolvido por Portal Catalão Internet Service Ltda Desenvolvido por Portal Catalão Internet Service Ltda